Torres Vedras

Lisboa Romana

Iniciado em 2017, o projeto "Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo" pretende promover, valorizar e divulgar o património arqueológico legado por mais de cinco séculos de ocupação romana do território do antigo municipium de Felicitas Iulia Olisipo, que reúne 19 municípios da atualidade, entre os quais o de Torres Vedras.

Agregando municípios, universidades, centros de investigação, museus, empresas de arqueologia, unidades hoteleiras e outras entidades públicas e privadas, o projeto constitui já uma referência nacional, no que respeita à valorização e promoção cultural e turística, de forma articulada, de um património arqueológico comum.

O território de Torres Vedras está representado com 37 sítios arqueológicos, 25 inscrições romanas e dois equipamentos museológicos.

Visite a Lisboa Romana em lisboaromana.pt.

Descarregue a aplicação, disponíevl na Play store e na Apple store.

     
Capeamento de cipo. Quinta de São Gião. 
Museu Municipal Leonel Trindade.

Denário de prata, de Marcus Vargunteius.
Ameixoeira, Serra de São Julião.
Museu Municipal Leonel Trindade.

     
Lucerna. Mercado Municipal, Torres Vedras. 
Museu Municipal Leonel Trindade.
Placa funerária. Castelo de Torres Vedras.
Museu Municipal Leonel Trindade.

Notícias / Cultura

Imagem da Notícia Livro de fotografia “O efeito estufa” foi lançado na Biblioteca Municipal
Imagem da Notícia Museus foram de novo celebrados em Torres Vedras

Museus foram de novo celebrados em Torres Vedras

24.05.2022

O Município voltou a associar-se ao Dia Internacional dos Museus, este ano com um conjunto de ações realizadas nos dias 18 e 21 de maio, em equipamentos de caráter museológico municipais. (...)

Imagem da Notícia Mais de 300 espectadores no espetáculo “A Feira” no Ramalhal
Imagem da Notícia Exposição de desenho retrata o quotidiano do Mercado Municipal de Torres Vedras
Imagem da Notícia Pacheco Pereira proporcionou uma segunda visita a exposição relacionada com o 25 de Abril
Imagem da Notícia Centro de Artes e Criatividade celebrou o seu primeiro aniversário

Centro de Artes e Criatividade celebrou o seu primeiro aniversário

12.05.2022

O Centro de Artes e Criatividade celebrou recentemente o seu primeiro aniversário, com um programa comemorativo que deu “vida” a este equipamento e à respetiva zona da cidade de Torres Vedras, o qual teve como corolário um jantar comunitário realizado este sábado, dia 7 de maio. (...)

Agenda / Cultura

Exposição

"A Gaivota Marcela e o Caranguejo"

Mercado Municipal de Torres Vedras

10 a 29 de maio 2022

Marcela é uma gaivota diferente de todas as outras. Um dia, esta encontra um caranguejo e juntos descobrem o maior segredo da humanidade. Mas há mais, muito mais para descobrir dentro das páginas deste livro. Aqui existe um segredo guardado entre algas, peixes, restos de lixo marinho e areias (...)

Teatro

Gangarilha

Parque de Merendas da Cadriceira

29 de maio de 2022 | domingo

Vão três ou quatro homens, um que sabe tocar e um rapaz que faz a dama. Fazem o auto da Ovelha Perdida e dois entremezes de bobo, têm barba e cabeleira, pedem saia e touca espreitadas, por vezes, esquecem-se de as devolver. Cobram a quatro, pedaço de pão, ovo, sardinha e toda a espécie de (...)

Oficina infantojuvenil

Perspetivas do olhar

Página de Facebook Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

30 de maio de 2022 | segunda

Esta atividade, realizada na página de Facebook da Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino, tem como objetivo fazê-lo pensar e escrever sobre um objeto artístico. (...)

Oficina infantojuvenil

Oficina da Lua Cheia - ESGOTADO

Porta 5 - Espaço Cultural

31 de maio de 2022 | terça

A oficina da lua cheia é um espaço de experimentação, uma espécie de laboratório de artes plásticas, onde se pretende estimular a criatividade, recorrendo a diversos tipos de técnicas, a diferentes materiais e temas, fazendo sempre que possível uma aproximação a autores relevantes da (...)

Leitura

Tricô(n)tando

Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

1 de junho de 2022 | quarta

Nestes encontros junta-se a arte de tecer as palavras à arte de tecer os fios, e quem sabe ensina quem não sabe. Juntas, tricotando e contando, contando e tricotando, fazemos nascer e crescer o TRICONTANDO. Volvidos cinco anos de partilha de saberes estamos certos que as histórias, tal como a (...)

Formação

Oficina Livre de Pintura - ESGOTADO

Porta 5 - Espaço Cultural

2 de junho de 2022 | quinta

Oficina de continuidade anual, dirigida a um público não especializado e sem formação nesta área artística. Nesta oficina, pretende-se fomentar uma descoberta de materiais e uma exploração de técnicas-mistas, na pintura. (...)

voltar ao topo ↑