Torres Vedras

Serviço Educativo do Museu Municipal Leonel Trindade

O Serviço Educativo do Museu Municipal Leonel Trindade tem como missão museológica a educação, desenvolvendo atividades lúdico-pedagógicas dirigidas a públicos diversos, nomeadamente escolar, adulto e famílias. Promove ainda visitas guiadas/orientadas ao museu e às suas exposições, bem como ao património arquitetónico da cidade de Torres Vedras e da área do Concelho.

Os objetivos do Serviço Educativo do Museu Municipal são:

  • Dinamizar o Museu, desenvolvendo programas educativos que tenham em conta o meio geográfico e sócio-cultural em que está inserido;
  • Sensibilizar a comunidade local para as coleções;
  • Facilitar a familiaridade com as peças das coleções, através de ações de natureza lúdico-pedagógica, contribuindo para que os cidadãos sejam protagonistas e não apenas recetores de informações para interpretar ou reconhecer;
  • Criar o gosto pela frequência do museu, promovendo a aprendizagem ao longo da vida, fazendo uma ponte entre o passado e o presente.

Consulte o programa escolar do Serviço Educativo.


Notícias / Cultura

Imagem da Notícia Museus foram de novo celebrados em Torres Vedras

Museus foram de novo celebrados em Torres Vedras

24.05.2022

O Município voltou a associar-se ao Dia Internacional dos Museus, este ano com um conjunto de ações realizadas nos dias 18 e 21 de maio, em equipamentos de caráter museológico municipais. (...)

Imagem da Notícia Mais de 300 espectadores no espetáculo “A Feira” no Ramalhal
Imagem da Notícia Exposição de desenho retrata o quotidiano do Mercado Municipal de Torres Vedras
Imagem da Notícia Pacheco Pereira proporcionou uma segunda visita a exposição relacionada com o 25 de Abril
Imagem da Notícia Centro de Artes e Criatividade celebrou o seu primeiro aniversário

Centro de Artes e Criatividade celebrou o seu primeiro aniversário

12.05.2022

O Centro de Artes e Criatividade celebrou recentemente o seu primeiro aniversário, com um programa comemorativo que deu “vida” a este equipamento e à respetiva zona da cidade de Torres Vedras, o qual teve como corolário um jantar comunitário realizado este sábado, dia 7 de maio. (...)

Imagem da Notícia Encontro “Turres Veteras” refletiu sobre a relação dos Santos com a Identidade Local

Agenda / Cultura

Leitura

Tricô(n)tando

Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

25 de maio de 2022 | quarta

Nestes encontros junta-se a arte de tecer as palavras à arte de tecer os fios, e quem sabe ensina quem não sabe. Juntas, tricotando e contando, contando e tricotando, fazemos nascer e crescer o TRICONTANDO. Volvidos cinco anos de partilha de saberes estamos certos que as histórias, tal como a (...)

Formação

Oficina Livre de Pintura - ESGOTADO

Porta 5 - Espaço Cultural

26 de maio de 2022 | quinta

Oficina de continuidade anual, dirigida a um público não especializado e sem formação nesta área artística. Nesta oficina, pretende-se fomentar uma descoberta de materiais e uma exploração de técnicas-mistas, na pintura. (...)

Leitura

Clube de Leitura

Azenha de Santa Cruz

26 de maio de 2022 | quinta

O "Clube de Leitura" funcionará por autor ou tema, sendo que nesta atividade será proposta a leitura de textos que são debatidos periodicamente. O "Clube de Leitura" é assim um ciclo de palestras e conversas em domínios como o meio ambiente, a família, os amigos, a ética, a geografia (...)

Cinema

Douce France

Teatro-Cine de Torres Vedras

26 de maio de 2022 | quinta

Uma busca encantadora que questiona ideias pré-concebidas e faz reviver a nossa ligação à terra!

(...)

Formação

Histórias de bolso, ao momento, recheadas de sentidos e servidas em bandejas de sons

Edifício da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Dois Portos e Runa, em Runa

27 de maio de 2022 | sexta

Este é um projeto de continuidade que integra sete sessões de escrita criativa para todos os que querem praticar o prazer da escrita e da leitura. O percurso de vida de cada um e as histórias de um território tão rico como é o da freguesia de Runa serão o ponto de partida para esta caminhada (...)

Exposição

O último contador de histórias

Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Até 28 de maio

As ilustrações do livro O contador de histórias foram desenvolvidas pela ilustradora Marta Nunes, através do uso de dois tons – preto e vermelho -, além da cor base do papel. Construídas com lápis de cor e tinta da china, foram depois trabalhadas digitalmente para um efeito mais opaco, (...)

voltar ao topo ↑