Torres Vedras

Comissões Sociais Inter-Freguesias

As Comissões Sociais Inter-Freguesias funcionam como um órgão dinamizador do desenvolvimento social local para a erradicação da pobreza e exclusão social, que congrega as entidades públicas e privadas de um conjunto definido de freguesias. São as Comissões Sociais Inter-Freguesias (CSIF) que dão sentido ao princípio da subsidiariedade da Rede Social, segundo o qual os problemas das populações devem ser resolvidos próximo das populações.

Competências das Comissões Sociais Inter-Freguesias:

  1. Aprovar o seu regulamento interno
  2. Sinalizar as situações mais graves de pobreza e exclusão social existentes nas freguesias e definir propostas de atuação a partir dos seus recursos, mediante a participação de entidades representadas ou não na comissão
  3. Encaminhar para a respetiva Comissão Local de Ação Social (CLAS) os problemas que excedam a capacidade dos recursos da freguesia, propondo as soluções que tiverem por adequadas
  4. Promover mecanismos de rentabilização dos recursos existentes na freguesia
  5. Promover a articulação progressiva da intervenção social dos agentes da freguesia
  6. Promover ações de informação e outras iniciativas que visem uma melhor consciência coletiva dos problemas sociais
  7. Recolher a informação relativa aos problemas identificados no local e promover a participação da população e agentes da freguesia para que se procurem, conjuntamente, soluções para os problemas
  8. Dinamizar a adesão de novos membros

As CSIF participam ainda, por meio do Conselho Local de Ação Social de Torres Vedras, na conceção do Plano de Desenvolvimento Social, bem como na prossecução das suas prioridades, estratégias de intervenção e objetivos, através dos seus planos de ação anuais.

O Concelho de Torres Vedras dispõe atualmente de três Comissões Sociais Inter-Freguesias, que foram agrupadas em função da proximidade geográfica e de outros critérios essenciais à resolução das problemáticas identificadas.

  • Comissão Social Inter-Freguesias do Interior (regulamento)
  • Comissão Social Inter-Freguesias da Cidade de Torres Vedras (regulamento)
  • Comissão Social Inter-Freguesias do Litoral (regulamento)

Projetos

Ler+Próximo

O projeto de voluntariado "Ler+Próximo" iniciou no dia 12 de maio de 2010 e emergiu de uma parceria entre a Comissão Social Inter Freguesias do Interior e o Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras, que conta com a colaboração da Biblioteca Municipal.

O referido projeto piloto circunscreve as freguesias de Dois Portos, Freiria, Outeiro da Cabeça, Runa, S. Domingos de Carmões e Turcifal, seleccionadas de forma aleatória, cuja finalidade incidiu na criação de um grupo de voluntários, que colaborasse nos centros de dia mais próximos da sua residência, tendo como temática comum a leitura.

O voluntariado de proximidade caracteriza-se, essencialmente, pelo tipo de relações que se estabelecem entre voluntários, idosos e instituição, tendo por base referências territoriais ou temáticas comuns, que beneficiam do apoio e ajuda dos voluntários para a resolução de problemas concretos que se colocam no dia a dia.

Pretende-se com este projeto promover a aproximação, através da leitura, entre idosos, voluntários, instituições e comunidade, aumentando a diversidade das atividades desenvolvidas, que se materializarão através de uma visita semanal entre voluntários e idosos, um encontro mensal entre voluntários e anualmente entre as instituições.

Atualmente, participam nesta iniciativa aproximadamente 130 idosos, maioritariamente do género feminino, cuja média de idades se situa nos 80 anos. O “Ler + Próximo” integrou mais de sete voluntários e pretende abranger as restantes freguesias de intervenção da Comissão Social Inter-Freguesias do Interior.

Horta Viva

O Projeto "Horta Viva" visa contribuir para a sustentabilidade ambiental do Município enquanto um todo, combater a pobreza, fomentar a solidariedade social, a cidadania, a valorização dos conhecimentos da população idosa e o acesso à terra por parte de potenciais agricultores. O sucesso desta primeira iniciativa, da primeira Horta disponibilizada pela CMTV no Bairro da Boavista/Olheiros, ditará o seu futuro e o seu possível posterior alargamento a outras zonas da cidade, no sentido da construção de uma Rede Sustentável de Hortas Urbanas Comunitárias de Torres Vedras, enquadrando-se na iniciativa que tem vindo a ser promovida pelo Município, no Município e para o Município: Espaços Verdes + Sustentáveis, com integração na Estrutura Verde Municipal de Torres Vedras.

Este projeto é da responsabilidade de quatro parceiros: Câmara Municipal de Torres Vedras (CMTV), Junta de Freguesia de São Pedro e Santiago (JFSPS), Transforma e Associação de Melhoramentos e Iniciativas de Boavista/Olheiros (AMIBO).

Livros Com Pernas

As Comissões Sociais Inter-Freguesias do Concelho de Torres Vedras, estruturas da Rede Social, motivadas pela necessidade de apoiar as famílias com filhos integrados em estabelecimentos de ensino, construíram um projeto de troca de manuais escolares, designado "Livros com Pernas".

Destinatários: Alunos dos 1º 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário do concelho

Data: Entrega dos manuais escolares utilizados até dia 31 de Julho/2013

Local de entrega ou recolha: Na Junta da Freguesia da sua residência ou na Junta da Freguesia de São Pedro e Santiago

Parceiros: Juntas da Freguesia

Contactos: 261 320 772

Site: educacaotorresvedras.com/apoio_familia

Notícias / Desenv. social

Imagem da Notícia Voluntários estão a reabilitar habitações de famílias carenciadas do Concelho
Imagem da Notícia Câmara Municipal continua a promover “+ Saúde” junto da comunidade escolar
Imagem da Notícia Câmara Municipal aprovou a subscrição ao Manifesto de Paris

Câmara Municipal aprovou a subscrição ao Manifesto de Paris

25.07.2019

O executivo municipal aprovou na sua mais recente reunião, realizada esta terça-feira, dia 23 de julho, no Edifício dos Paços do Concelho, a subscrição ao Manifesto de Paris / Pact for impact: a global alliance for a social and inclusive economy. (...)

Agenda / Desenv. social

Mais

Votação Final - Orçamento Participativo Torres Vedras - 4ª Edição

9 a 29 de setembro 2019

Como Votar? A votação dos projetos finalistas realiza-se no período de 9 a 29 de setembro. Podem votar todos os cidadãos recenseados no Concelho de Torres Vedras sendo que cada eleitor pode votar uma vez em cada uma das tipologias. Para votar serão necessários os números de identificação (...)

Debate/Seminário

IA ao serviço da saúde e das pessoas

Auditório do Edifício Paços do Concelho

21 de setembro de 2019 | sábado

No dia 21 de setembro, às 09h00, terá início a segunda conferência do Fórum Saúde XXI - Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019, com o tema "IA ao serviço da saúde e das pessoas". Programa 9h00 | Registo e Receção dos participantes 9h30 | Boas Vindas Carlos Bernardes (...)

Mais

MyMoyo: costura solidária

Parque do Choupal, Torres Vedras

28 de setembro de 2019 | sábado

O projeto My Moyo, implementado em junho de 2017 e dinamizado pela voluntária do Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras, Sofia Figueiredo, consiste num clube de costura solidária que apoia projetos de solidariedade social, através da costura, do croché e tricô. Este grupo de pessoas (...)

Debate/Seminário

IV Fórum Social Intermunicipal

Lourinhã

9 a 10 de outubro 2019

O Fórum Social Intermunicipal surge há 13 anos numa estrita parceria entre os municípios da Lourinhã e Torres Vedras. Esta parceria intermunicipal assenta na preocupação e desafio conjunto de procurar e adequar respostas aos contextos locais dos dois territórios, pelo que o programa (...)

Evento

Dia(s) de Erradicação da Pobreza

Concelho de Torres Vedras

14 a 19 de outubro 2019

No âmbito da Comemoração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza serão realizadas várias atividades desenvolvidos pelos parceiros da Comunidade Impacto Social | Território Impacto de Torres Vedras. (...)

Mais

Almoço Convívio: Promoção da Inclusão Social e Interculturalidade

Externato de Penafirme, Póvoa de Penafirme

26 de outubro de 2019 | sábado

Almoço convívio onde se pretende a partilha e o contacto intercultural, bem como a inclusão social dos migrantes residentes nas freguesias do litoral do concelho. Cada participante (português ou estrangeiro) deverá levar um prato típico do seu país de origem para partilhar. O almoço será (...)

voltar ao topo ↑