Torres Vedras

Centro Histórico

A preocupação do Município de Torres Vedras com o Centro Histórico da Cidade remonta aos anos de 1980, tendo permitido a classificação desta área como Área de Reabilitação Urbana, o que possibilita um conjunto alargado de benefícios, incentivos e penalizações fiscais. O Centro Histórico possui um instrumento de gestão territorial em vigor, designado por Plano de Pormenor de Reabilitação do Centro Histórico de Torres Vedras, que estabelece regras urbanísticas para o edificado.

A reabilitação do Centro Histórico de Torres Vedras assenta na promoção de um processo dirigido para e pelos cidadãos; possui um sistema de gestão urbana baseado numa prática de desenho e de resposta em tempo real aos problemas e oportunidades; contém uma estratégia harmoniosa de conservação e restauro; e apoia, preferencialmente, obras de impacto mínimo na vida dos residentes em termos económicos e psicológicos.

A ARU do Centro Histórico e a respetiva Operação de Regeneração Urbana (ORU) foram publicadas em 2013, através do Aviso n.º 9313/2013, de 19 de julho. Mais tarde, em 2014, a área foi objeto de redelimitação, de forma a abranger as margens do Rio Sizandro e a zona verde do Choupal, tendo a alteração da ARU sido publicada a 10 de abril, através do Aviso n,º 293/2014, e a alteração da ORU a 8 de outubro, através do Edital n.º 907/2014.

A ARU do Centro Histórico de Torres Vedras tem cerca de 26 hectares de área, sendo delimitada pelas seguintes ruas e largos:

  • "Largo de São Miguel"
  • Rua de São Gonçalo de Lagos
  • Rua Raimundo Porta
  • Rua Luis Augusto Albino
  • Rua Campo da Várzea
  • Rua Maria Barreto Bastos
  • Rua Paiva de Andrada
  • Praça da República
  • Avenida 5 de Outubro
  • Rua 1º Dezembro
  • Rua Cândido dos Reis
  • Rua Dias Neiva
  • Largo dos Polomes
  • Rua Guilherme Gomes Fernandes
  • Largo do Alfazema
  • Rua Sociedade Columbófila

 

Segundo os Censos 2011, esta ARU conta com 1010 residentes e 476 famílias, que se dividem entre 388 edifícios e 777 alojamentos. Apesar dos problemas de sustentação e desenvolvimento das suas estruturas físicas e sociais, esta área poderá afirmar-se como polo estruturante da Cidade.

De forma a tendência de degradação e desertificação, o Município de Torres Vedras tem desenvolvido intervenções de fundo com o objetivo de criar uma nova centralidade urbana. O programa Torres ao Centro – Regeneração Urbana no Centro Histórico de Torres Vedras teve início em 2009, com a implementação de 15 projetos que pretendiam transformar aquela zona num espaço de referência, altamente qualificado e atrativo.

Assim, além de reabilitar os edifícios degradados e funcionalmente desadequados, a reabilitação urbana pretende travar o abandono e o declínio demográfico desta área, tornando o seu uso habitacional atrativo, assim como apoiar a viabilidade e diversificação do seu uso económico. 

O programa da Operação de Reabilitação Urbana assenta nas principais medidas:

  1. Promover a reabilitação urbanística e ambiental do Centro Histórico.
  2. Reabilitar a estrutura socioeconómica do Centro Histórico.
  3. Promover a recuperação do papel simbólico e estruturante do Centro Histórico no contexto do sistema urbano da Cidade.
  4. Reformular a estrutura viária.

 


Notícias / Orden. do território

Imagem da Notícia Torres Vedras sobe na atração de negócios e de visitantes
Imagem da Notícia Processo de participação pública da ORU de Santa Cruz foi apresentado

Processo de participação pública da ORU de Santa Cruz foi apresentado

26.01.2022

A sessão de apresentação do processo de participação pública da Operação de Reabilitação Urbana (ORU) de Santa Cruz decorreu esta segunda-feira, 24 de janeiro, na Pousada de Juventude de Santa Cruz. Dezenas de pessoas estiveram presentes nesta apresentação, que marca o início dos trabalhos relaciona (...)

Imagem da Notícia Inquérito à população no âmbito da estratégia de reabilitação urbana do Concelho
Imagem da Notícia Constituição da ARU do Concelho de Torres Vedras aprovada em reunião de Câmara
Imagem da Notícia Edil torriense defende papel dos municípios no combate às alterações climáticas
Imagem da Notícia “Valorizar o litoral de Torres Vedras” vai dinamizar costa torriense

“Valorizar o litoral de Torres Vedras” vai dinamizar costa torriense

16.10.2019

“Valorizar o litoral de Torres Vedras” é o programa da Câmara Municipal de Torres Vedras que irá trabalhar a gestão dos apoios de praia do Concelho. Esta terça-feira, o Executivo Municipal aprovou a constituição de uma equipa que irá estudar qual o melhor modelo de concessão. (...)

Agenda / Orden. do território

Evento

Encosta - Desenho de Rua

Encosta de São Vicente

17 a 23 de julho 2022

Com o objetivo de documentar a realidade atual, assim como a evolução das obras na Área de Reabilitação Urbana da Encosta de S. Vicente, entendeu a Câmara Municipal de Torres Vedras avançar com um conjunto de iniciativas que visam captar, através de imagens e testemunhos, a identidade do (...)

voltar ao topo ↑