Torres Vedras

Aqui, acolá por onde andará?

O programa “Aqui, acolá por onde andará?” assenta na criação de um conjunto de produtos educativos/maletas pedagógicas direcionadas ao público sénior, que circulam por todo o Concelho de forma itinerante, assumindo-se como ferramentas de mediação cultural, facilitadoras de experiências educativas.

“Aqui, acolá por onde andará?” foi implementado em junho 2020 em resposta à crise pandémica, tendo sido direcionado, estrategicamente na primeira fase, às IPSS de apoio a idosos do concelho de Torres Vedras. Prevê-se o seu alargamento em 2022 a seniores não institucionalizados, envolvidos em outros projetos que decorrem no concelho.

 

Objetivos

  • Proporcionar aos seniores o contacto com novas áreas do conhecimento;
  • Diminuir o isolamento físico e social da população mais envelhecida;
  • Contribuir para descodificar conceitos e construir sentidos por via da aprendizagem ao longo da vida, da promoção de competências e do aumento da coesão grupal e do sentido de pertença;
  • Apoiar as IPSS num contexto extremamente desafiante e de grande vulnerabilidade.

 

Condições de acesso/participação

O programa encontra-se, nesta fase, acessível a todas as Instituições particulares de Solidariedade Social direcionadas a idosos que desenvolvem a sua atividade no concelho de Torres Vedras.

Parceiros

  • IPSS do Município de Torres Vedras;

Maletas para o ano letivo de 2021/2022

  • Maleta com tempo dentro - Esta maleta leva o tempo dentro, o tempo de cada um, o tempo de partilha, o tempo de todos, o tempo que se perde e o tempo que se ganha. Nesta maleta partilha-se o que é afinal o tempo para nós. Depois, com arte nas pontas dos dedos que o tempo aprumou, experimentamos o tempo universal, dos dias, dos meses, dos anos, o tempo do calendário, o tempo igual ao tempo de toda a gente…

 

  • Festas e Tradições – Maleta que se propõe a explorar a temática das festas e tradições da nossa região, através da partilha de costumes, memórias, práticas e crenças que formam a nossa identidade coletiva.

 

  • O Leão da Estrela - Esta é uma maleta que integra dois filmes de igual nome e história semelhante, separados, no entanto, por 68 anos. Mas os filmes são apenas o ponto de partida para momentos que prometem ser de muitas risadas e animação.

 

  • Amália, rainha do fado- Nesta maleta, vamos (re) descobrir Amália Rodrigues, senhora de grandes fados, mas nem sempre senhora de seu próprio fado. Mulher levou Portugal na voz, ao mundo inteiro e que, num misto de canto e desencanto pela vida, cantou como ninguém a palavra saudade.

 

  • Gesso perfumado - Esta é uma maleta que vai espalhar bom cheirinho por onde passar… Contém no seu interior o material necessário para executar pequenas peças de gesso para perfumar gavetas e armários.

 

  • Pintura em tela - Esta maleta oferece aos seniores a possibilidade de um contacto com materiais de pintura e algumas técnicas simples. Nesta maleta provaremos que todos sabem pintar porque os pinceis são a extensão dos nossos dedos e a tela a extensão da nossa mente…

 

  • Maleta de jogos - Reúne em si um conjunto de jogos que têm acompanhado gerações. Nesta maleta propomos um conjunto de desafios que contribuem para a estimulação das capacidades cognitivas e criativas.

 

  • Viagem às linhas do passado – Maleta que parte das memórias da vida de cada um para a construção de uma memória coletiva que respeita o passado, valoriza o presente e prepara o futuro.

 

Inscrições

O programa integra anualmente um conjunto de 8 produtos educativos/maletas pedagógicas passiveis de serem requeridas de acordo com um conjunto de procedimentos previamente definidos e enviados às IPSS.  

 

 Contactos

Divisão de Desenvolvimento - Área Sénior
Telefone: 261 320 773
E-mail: areasenior@cm-tvedras.pt


Notícias / Seniores

Imagem da Notícia Trabalho do

Trabalho do "Clube Sénior" deu origem a um “Jardim de Cravos”

28.04.2021

Trata-se de uma instalação que está patente no átrio do auditório do Edifício dos Paços do Concelho, a qual é resultado de trabalhos elaborados por membros do projeto municipal “Clube Sénior” e com que se pretende celebrar mais um aniversário da "Revolução dos Cravos". (...)

Imagem da Notícia
Imagem da Notícia Câmara Municipal distinguida pelas suas políticas “Pró-Envelhecimento”
Imagem da Notícia Pista Municipal de Atletismo recebeu campeonato regional de veteranos
Imagem da Notícia Coordenação da resposta ao surto de COVID-19 no Lar de Nossa Senhora da Luz
Imagem da Notícia “Mexa-se para a Vida”: projeto de desporto senior arranca em meio digital

Agenda / Seniores

Formação

Macramê

Casa dos Sabores

4 de outubro de 2021 | segunda

O Macramê é uma técnica de tecelagem manual. Trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas. Nesta formação os participantes aprenderão técnicas básicas de macramê construindo (...)

Formação

Bisquit (nível I)

Junta de Freguesia de Freiria

4 de outubro de 2021 | segunda

Realização de um workshop em pasta de Bisquit, em que se incluí a aprendizagem detalhada de técnicas de tingimento, modelagem e acabamento. O projeto terá como objetivo a execução da decoração de potes de cozinha. (...)

Formação

Costura criativa

Antiga escola primária da Pedra

4 de outubro de 2021 | segunda

Oficina artística de pintura sobre tela recorrendo ao uso de tinta acrílica. O acrílico é uma tinta sintética solúvel em água que pode ser utilizada tanto em camadas muito finas como muito espessas, permitindo a combinação das mais variadas técnicas desde o óleo à aguarela. O objetivo (...)

Formação

Costura criativa

Torres Vedras

4 de outubro de 2021 | segunda

Execução de duas bolsas em tecido, uma para telemóvel e outra para lenços de papel. (...)

Formação

Almofada de Patchwork

Espaço 4G

6 de outubro de 2021 | quarta

Patchwork é um termo que designa "trabalho com retalhos". Técnica que parte da união de tecidos para a construção de formatos variados. (...)

Formação

Bainhas Abertas

Escola Primária da Folgarosa, Maxial

8 de outubro de 2021 | sexta

Durante muito tempo, as bainhas abertas constituíram uma técnica utilizada para valorizar os acabamentos de toalhas e lençóis. Hoje em dia é usada num contexto decorativo mais amplo, como, por exemplo, a definir centros de mesa ou valorizar peças de vestuário. (...)

voltar ao topo ↑