Torres Vedras

Aqui, acolá por onde andará?

O programa “Aqui, acolá por onde andará?” assenta na criação de um conjunto de produtos educativos/maletas pedagógicas direcionadas ao público sénior, que circulam por todo o Concelho de forma itinerante, assumindo-se como ferramentas de mediação cultural, facilitadoras de experiências educativas.

“Aqui, acolá por onde andará?” foi implementado em junho de 2020 em resposta à crise pandémica, tendo sido direcionado, estrategicamente na primeira fase, às IPSS de apoio a idosos do Concelho. Prevê-se o seu alargamento em 2022 a seniores não institucionalizados, envolvidos em outros projetos que decorrem no Concelho.

De referir que este programa foi em 2021 distinguido com uma menção honrosa no âmbito do concurso de "Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro", o qual foi promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. 

 

Objetivos

  • Proporcionar aos seniores o contacto com novas áreas do conhecimento;
  • Diminuir o isolamento físico e social da população mais envelhecida;
  • Contribuir para descodificar conceitos e construir sentidos por via da aprendizagem ao longo da vida, da promoção de competências e do aumento da coesão grupal e do sentido de pertença;
  • Apoiar as IPSS num contexto extremamente desafiante e de grande vulnerabilidade.

 

Condições de acesso/participação

O programa encontra-se, nesta fase, acessível a todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social direcionadas a idosos que desenvolvem a sua atividade no Concelho.

Parceiros

IPSS do concelho de Torres Vedras;

Maletas para o ano letivo de 2021/2022

  • Maleta com tempo dentro - Esta maleta leva o tempo dentro, o tempo de cada um, o tempo de partilha, o tempo de todos, o tempo que se perde e o tempo que se ganha. Nesta maleta partilha-se o que é afinal o tempo para nós. Depois, com arte nas pontas dos dedos que o tempo aprumou, experimentamos o tempo universal, dos dias, dos meses, dos anos, o tempo do calendário, o tempo igual ao tempo de toda a gente.…

 

  • Festas e Tradições - Maleta que se propõe a explorar a temática das festas e tradições da nossa região, através da partilha de costumes, memórias, práticas e crenças que formam a nossa identidade coletiva.

 

  • O Leão da Estrela - Esta é uma maleta que integra dois filmes de igual nome e história semelhante, separados, no entanto, por 68 anos. Mas os filmes são apenas o ponto de partida para momentos que prometem ser de muitas risadas e animação.

 

  • Amália, rainha do fado - Nesta maleta, vamos (re) descobrir Amália Rodrigues, senhora de grandes fados, mas nem sempre senhora de seu próprio fado. Mulher que levou Portugal na voz, ao mundo inteiro, e que, num misto de canto e desencanto pela vida, cantou como ninguém a palavra saudade.

 

  • Gesso perfumado - Esta é uma maleta que vai espalhar bom cheirinho por onde passar… Contém no seu interior o material necessário para executar pequenas peças de gesso para perfumar gavetas e armários.

 

  • Pintura em tela - Esta maleta oferece aos seniores a possibilidade de um contacto com materiais de pintura e algumas técnicas simples. Nesta maleta provaremos que todos sabem pintar porque os pinceis são a extensão dos nossos dedos e a tela a extensão da nossa mente…

 

  • Maleta de jogos - Reúne em si um conjunto de jogos que têm acompanhado gerações. Nesta maleta propomos um conjunto de desafios que contribuem para a estimulação das capacidades cognitivas e criativas.

 

  • Viagem às linhas do passado - Maleta que parte das memórias da vida de cada um para a construção de uma memória coletiva que respeita o passado, valoriza o presente e prepara o futuro.

 

Inscrições

O programa integra anualmente um conjunto de 8 produtos educativos/maletas pedagógicas passiveis de serem requeridas de acordo com um conjunto de procedimentos previamente definidos e enviados às IPSS.  

 

Contactos

Divisão de Desenvolvimento - Área Sénior
Telefone: 261 320 773
E-mail: areasenior@cm-tvedras.pt


Notícias / Seniores

Imagem da Notícia Exposição no Atelier dos Brinquedos dá a conhecer memórias de seniores do Turcifal
Imagem da Notícia Uma dezena de espaços religiosos estão abertos regularmente no Concelho graças ao “ISA”
Imagem da Notícia População sénior de Folgarosa participou na criação de obra de arte comunitária
Imagem da Notícia Torres Vedras terá programa piloto de telemedicina para seniores vulneráveis
Imagem da Notícia Trabalho do

Trabalho do "Clube Sénior" deu origem a um “Jardim de Cravos”

28.04.2021

Trata-se de uma instalação que está patente no átrio do auditório do Edifício dos Paços do Concelho, a qual é resultado de trabalhos elaborados por membros do projeto municipal “Clube Sénior” e com que se pretende celebrar mais um aniversário da "Revolução dos Cravos". (...)

Imagem da Notícia
voltar ao topo ↑