Escola Básica Carlos Bernardes

• Designação da Operação: Escola Básica de Turcifal
  • Código da Operação: CENTRO-03-5673-FEDER-000177
  • Objetivo Principal: Qualificação e modernização dos equipamentos de ensino para crianças em idade pré-escolar e escolar
  • Região de Intervenção: Centro
  • Entidade beneficiária: Município de Torres Vedras
  • Data de aprovação: 21-01-2020
  • Data de início: 04-11-2019
  • Data de conclusão: 03-11-2021
  • Investimento total: 2 566 753,50 €
  • Investimento elegível comparticipado: 1 785 128,75 €
  • Apoio financeiro da União Europeia:  1 517 359,44 €
  • Fundo: FEDER
  • Apoio financeiro público nacional: 1 049 394,06 €

A Escola Básica Carlos Bernardes, em Turcifal, é um equipamento dedicado à educação pré-escolar e ao ensino do 1º ciclo do ensino básico da freguesia, reunindo alunos que se encontravam dispersos por quatro estabelecimentos de educação e ensino desta área territorial.

A atribuição do nome Carlos Bernardes à Escola Básica de Turcifal, prestando homenagem ao falecido presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, foi aprovada pelo executivo municipal , na reunião de Câmara de 24 de agosto de 2021. O autarca foi um dos principais impulsionadores da construção daquela escola, que concretiza o desígnio de “Torres Vedras Cidade Educadora”. O equipamento escolar, com capacidade para 231 crianças, concentrará todos os alunos da freguesia do ensino pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico.

O equipamento está localizado num terreno de configuração semelhante a um quadrado, onde se encontrava um pequeno eucaliptal e o acesso a uma quinta. O terreno conta, a norte, com o Complexo Desportivo do Turcifal, enquanto acompanha, a poente, a Estrada Municipal 619.

O acesso ao edifício é feito através de uma área exterior coberta. Já no interior, o átrio principal permite o acesso direto a todos os núcleos funcionais. Com uma vasta área e um amplo pé-direito, o átrio permite uma descoberta dos espaços de forma rápida e intuitiva, garantindo a unidade de todo o edifício.

A escola conta com seis salas de aula de 1º ciclo do ensino básico, com capacidade máxima para 156 alunos, e três salas de educação pré-escolar, com capacidade máxima para 75 crianças. As salas estão dispostas em torno de um pátio circular que as separa tendo em conta o grau de ensino. No entanto, a sua proximidade permite uma eventual utilização mútua, em função das necessidades de cada ano letivo.

Sublinhe-se que todos os espaços de ensino têm exposição solar a nascente ou poente, permitindo uma iluminação ideal, complementada por proteções solares exteriores que impedem a incidência solar direta. A sala de música, ou de tecnologias de informação e comunicação, é a única exceção, orientando-se para sul.

A ligação entre átrio, sala polivalente, refeitório e recreio coberto assume-se como outro eixo fundamental do edifício, criando os filtros necessários à transição do interior para o exterior.

Os espaços exteriores complementam a função pedagógica do equipamento, resultado do trabalho de parceria entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e uma equipa liderada pelo professor catedrático Carlos Neto, da Faculdade de Motricidade Humana. Em causa está o trabalho em torno da conceção de espaços de recreio que tem vindo a integrar os projetos dos novos equipamentos educativos do Concelho.

Sublinhe-se que as áreas verdes dominam a maioria da superfície exterior. Foram, ainda, plantadas novas árvores de folha caduca, que permitem ganhos de calor durante o inverno.

No domínio da acessibilidade, o projeto contempla uma faixa de paragem para automóveis e autocarros entre a estrada e o recinto escolar, seguida de um largo passeio que permite o acesso pedonal à escola, que deve ser feito através da entrada principal. Já o acesso automóvel é garantido através do acesso para cargas e descargas localizado no extremo norte do terreno, não causando qualquer interferência com os fluxos dos restantes espaços.

O equipamento conta com percursos acessíveis que garantem o acesso a pessoas com mobilidade condicionada.

Destaque, ainda, para as soluções construtivas de carácter ecológico e sustentável, com o objetivo de reduzir o consumo de energia, minimizar o recurso a meios artificiais de iluminação e climatização e promover uma utilização sustentável dos recursos naturais.

Aos espaços de ensino da Escola Básica de Turcifal juntam-se as seguintes valências:

• 1 Biblioteca e Centro de Recursos
  • 1 Sala de docentes
  • 1 Sala de não docentes
  • 1 Sala polivalente
  • 2 Salas de atendimento
  • 1 Sala de Música ou Tecnologias de Informação e Comunicação
  • 1 Refeitório
  • 1 Copa
  • Todas as salas de aula e atividades com área de apoio para expressão plástica e arrumos
  • Espaço de recreio coberto e descoberto

Outros projetos financiados por CENTRO 2020: