Sistemas Inteligentes de Controlo de Tráfego

Fotografia do sistema inteligente de controlo de tráfego instalado na Rua Marquês de Torres Vedras

PAMUS.06 – Sistemas Inteligentes de Controlo de Tráfego

Projeto executado

Esta operação integra o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável - PAMUS.

Sistemas inteligentes de controlo de tráfego foram instalados em Torres Vedras.

Esta iniciativa, prevista no PAMUS (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável) e no PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Torres Vedras), consistiu na instalação em pontos estratégicos da Cidade de 47 equipamentos, nomeadamente medidores de velocidade, detetores de bicicletas e peões e sensores origem-destino. Alguns destes equipamentos também permitem apresentar valores sobre as velocidades praticadas, sendo estas mostradas em tempo real aos condutores, consciencializando-os para a redução de velocidades e por consequência para a redução de consumo de combustíveis fosseis.

A obtenção de dados fiáveis sobre a utilização da rede ciclável, pedonal e viária da Cidade, criando uma rede coerente, coesa e contínua de informações de carga e de movimentos nas redes da cidade e até esta, pretende ser uma ferramenta de monitorização, gestão e planeamento da mesma, tendo como fim uma melhor planificação dos futuros investimentos sobre as infraestruturas respetivas.

Por exemplo, o conhecimento dos arruamentos mais ou menos utilizados permitirá fazer uma gestão mais racional do espaço público e a deteção do sub ou sobre dimensionamento de vias e outros espaços de circulação poderá levar ao reaproveitamento dos espaços respetivos para atividades menos poluentes.

O projeto dota a cidade de soluções tecnológicas inovadoras, atrativas e amigáveis que potenciam uma mudança imediata de atitudes menos corretas por parte dos condutores.

Este projeto pretende, de forma direta e indireta, promover a mobilidade sustentável, levando a que o transporte individual cumpra as regras de circulação em centros urbanos e disciplinando e responsabilizando os condutores. Pretende contribuir ainda para uma alteração modal dos modos de transporte para e dentro da cidade, com a migração de utilizadores do transporte individual para os modos suaves, com efetivos ganhos ao nível da redução de gases de efeito de estufa.

NÚMEROS

Fornecimento: Soltrafego – Soluções de Trânsito, Estacionamento e Comunicações S.A.

Data de aprovação da candidatura: 28-05-2018

Data de início da operação: 17-01-2019

Data de conclusão da operação: 31-10-2019

Custo total do investimento: 270.046,50 € (inclui a componente de Equipamento Básico)