Sistemas de Informação Rodoviária em Tempo Real

Fotografia de uma Paragem de Chegada e Confluência com o sistema de informação rodoviária em tempo real

PAMUS.08 – Sistemas de Informação Rodoviária em Tempo Real

Esta operação integra o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável - PAMUS.

A cidade de Torres Vedras está dotada de Sistemas de Informação Rodoviária em Tempo Real.

Este projeto, previsto no PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) e no PAMUS (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável)consistiu na instalação de painéis digitais informativos com indicação dos tempos de espera e outras informações úteis (como horários, tarifas/bilhetes, alterações ocasionais de serviços e outras informações sobre mobilidade), colocados nas paragens de autocarros ou junto a interfaces de transportes.

Incluiu mais concretamente a instalação de MUPI’s Digitais (mobiliário urbano para informação) e painéis de LED’s. Para além das paragens de chegada e confluência, que foram equipadas de MUPI’s e painéis de LED’s, foram instalados painéis de LED’s em mais 13 paragens BUS da cidade, completando de forma mais integral a rede de paragens, e ainda na proximidade da estação de comboios, na praça de táxis com maior afluência no centro da cidade e no terminal rodoviário (neste local um MUPI e painel digital), totalizando 25 painéis de LED’s e 15 MUPI’s.

Em relação às localizações propostas para os equipamentos instalados, foi tida em conta principalmente a afluência de utilizadores e o maior número de percursos diferentes por paragem.

Os painéis foram colocados de forma a garantir boas condições de percetibilidade das mensagens neles contidas e acautelar a normal circulação e segurança dos peões nas vias pedonais.

Em complemento das duas principais componentes do projeto (painéis LED’s e MUPI’s), está ainda previsto uma plataforma de controlo (para receber o posicionamento GPS dos autocarros, tratar e gerir essa informação e enviar os tempos espectáveis de chegada dos autocarros às paragens e mensagens de aviso e/ou comerciais do sistema) e uma app móvel para os utentes.

Pretende-se desta forma promover a competitividade dos transportes públicos face ao transporte individual, por meio da adoção de soluções tecnológicas inovadoras e atrativas para a utilização dos primeiros, contribuindo-se para a redução das emissões de gases de efeito de estufa e do ruído produzido pelo tráfego automóvel.

NÚMEROS

Fornecimento: Logicworks Tecnologias de Informática, Lda

Data de aprovação da candidatura: 03-08-2018

Data de início da operação: 18-03-2021