Torres Vedras

Agenda

Visiones – Tributo a Garcia Lorca nos 90 anos do seu assassinato

Ensemble Darcos

17 de novembro de 2026 | terça | 21h30

Música

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Classificação etária: M/6 anos

Esta atividade integra o(s) programa Temporada Darcos 2026 - 19.ª edição

Nos 90 anos (1926-2026) do fuzilamento de Federico García Lorca (1898-1936), figura maior da lírica castelhana do século XX, por militares falangistas, nas vésperas do eclodir da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), chega-nos o CD Visiones, o ciclo de canções homónimo de Nuno Côrte-Real (1971), com poesia do malogrado poeta.

Ciclicamente, somos fustigados por ventos oscilantes, onde as raízes que nos prendem à mundividência parecem soltar-se. Oscilamos, qual barca à deriva, sem norte, sem vento, sem maré. É o caminho da incerteza, de sombras oblíquas, povoado de visões e espectros. Até onde caminhamos? Lorca procurou dar resposta a este sentimento, através de uma obra impregnada de visões poético-musicais de paixão e morte, de premonições, de desenganos, num arrebatamento desconcertante sem paralelo na história da poesia ocidental. Disso é exemplo o Divã de Tamarit, coletânea de 21 poemas escritos durante os verões de 1931-34, o ciclo de canções Visiones faz uso de sete poemas desta obra: os gazeis Del amor imprevisto, Del amor desesperado, Del amor maravilloso e Del niño muerto; e as casidas De la mujer tendida; De la muchacha dorada e De las palomas oscuras.

Visiones é uma longa interrogação sobre a vida. A barca partiu, mas o destino é incerto.

Programa:

  • Ciclo de canções de Nuno Côrte-Real escritas para a voz de Maria Mendes
    • I. Preludio
    • II. Del amor maravilloso
    • III. Del niño muerto
    • IV. Coral I
    • V. De la mujer tendida
    • VI. Del amor desesperado
    • VII. De las palomas oscuras
    • VIII. Coral II
    • IX. De la muchacha dorada
    • X. Del amor imprevisto
    • XI. Posludio

 

Ficha Artística e Técnica:

Maria Mendes - voz

Nuno Côrte-Real - direção musical e sintetizador

Süse Ribeiro - desenho de som

Ensemble Darcos

Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras, Teatro-Cine de Torres Vedras e Darcos – Associação Cultural

Duração: 120m.

Levantamento de Bilhetes em: https://teatrocinetorresvedras2.bol.pt/; Postos de Turismo e Museus do Concelho, CTT, Worten e Fnac

 


Lotação: 392
acesso a público com mobilidade condicionada
Preço: 5

Teatro-Cine de Torres Vedras-

Horário de funcionamento
Em dias de espetáculo:
De quinta-feira a sábado: a partir das 18h00
Exceto espetáculos ao domingo à tarde: uma hora antes do espetáculo

Av. Tenente Valadim, n.º 19
2560 Torres Vedras

261338131
teatro.cine@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps


Publicado: 14.08.2026 - 12:57 horas
voltar ao topo ↑