Torres Vedras

Dimensões estratégicas

O Plano Estratégico de Cultura de Torres Vedras constrói-se a partir das dimensões temáticas propostas pela UNESCO para a Cultura na Agenda 2030. Cada núcleo temático é composto por um conjunto de indicadores mensuráveis tanto ao nível nacional, regional como local. Os indicadores considerados têm por objetivo medir e acompanhar os progressos da contribuição da Cultura para a implementação nacional e local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, avaliando-se tanto o papel da Cultura como setor de atividade, como a sua contribuição transversal para os diferentes ODS e respetivos domínios políticos. Podendo ser implementados numa base voluntária por países e cidades, assentam num quadro conceptual sólido que permite a análise aprofundada das múltiplas formas como a Cultura contribui para as dimensões económica, social e ambiental do Desenvolvimento, construindo a evidência do papel transformador da Cultura, tornando-a, assim, mais visível e tangível.

 

Dimensões estratégicas

  1. Ambiente e resiliência
  2. Prosperidade e estilos de vida
  3. Conhecimentos e competências
  4. Inclusão e participação

Dimensões Estratégicas

1. Ambiente e Resiliência

Esta dimensão temática fornece um quadro para avaliar o papel e a contribuição da Cultura para o conjunto do Desenvolvimento do território, enfatizando a dimensão do Património Cultural e Natural e do Ambiente Urbano tanto como alavanca para o Desenvolvimento Sustentável, como um fim em si mesmo. Os indicadores propostos pela UNESCO para 2030 avaliam o nível de empenhamento na salvaguarda do Património Cultural e Natural e fornecem provas de uma gestão sustentável do Património e da inclusão dos conhecimentos tradicionais num planeamento sensível do ponto de vista cultural. Esta dimensão também avalia os aspetos físicos/espaciais da qualidade do Ambiente Urbano, incluindo o espaço público e as infraestruturas culturais. Nesta dimensão iremos assim observar os seguintes itens:

  • a despesa em Património Natural e Cultural, tanto material como imaterial  (indicador parcialmente disponível);
  • os planos de Adaptação Climática e resiliência do Património Cultural e Natural, tangível e intangível;
  • a diversidade de rede de infraestruturas e equipamentos culturais no território;
  • o espaço público ao nível urbano, incluindo o tamanho, o número, de distribuição espacial e uso (indicador não disponível).

2. Prosperidade e Qualidade de Vida

Esta dimensão temática proporciona um quadro para avaliar o contributo da Cultura para promoção e viabilização de economias mais inclusivas e sustentáveis, através da geração de rendimentos e emprego, bem como estimulando as receitas através de bens culturais, serviços e empresas. Está igualmente incluído nesta dimensão um indicador sobre a Governança da Cultura. Este indicador fornece provas das estruturas de governação existentes para apoiar um papel próspero da Cultura no Desenvolvimento Económico local e nacional e na criação de meios de subsistência.

Nesta dimensão observaremos para efeito de diagnóstico:

  • a contribuição do setor cultural e criativo (SCC) para o crescimento económico, incluindo ao nível da produção, das taxas de empregabilidade e tendências no emprego cultural (indicadores parcialmente disponíveis);
  • as micro e pequenas empresas do SCC, identificando tendências e clusters (indicadores parcialmente disponíveis);
  • as despesas em Cultura dos agregados domésticos para aferir a dimensão do mercado local de atividades culturais, bens e serviços e contribuir para o desenvolvimento de políticas culturais geradoras de inclusão social através das atividades culturais;
  • o comércio internacional de bens culturais e serviços para esclarecer o contexto legal e medidas que podem ser desenhadas para aumentar essas exportações;
  • estruturar um modelo de Governança que permita a construção de indicadores relevantes para o desenvolvimento de políticas alicerçadas em evidências.

3. Conhecimento e competências

Esta dimensão temática fornece um quadro para avaliar o contributo da Cultura para a construção de conhecimentos e competências, incluindo os conhecimentos locais e a Diversidade Cultural. Centra-se especificamente no contributo da Cultura para a transmissão de valores culturais, conhecimentos e competências locais e na promoção do empoderamento através da formação educacional, de processos, políticas e materiais. Sublinha o papel da Diversidade Cultural no ensino primário, secundário e superior, bem como na formação profissional, e centra-se no desenvolvimento aprofundado dos currículos para integrar os conhecimentos culturais. Os indicadores propostos avaliarão o nível de empenhamento das autoridades e instituições públicas na integração e aproveitamento dos conhecimentos culturais para promover o respeito e a valorização da Diversidade Cultural, a compreensão do Desenvolvimento Sustentável e a transmissão de valores culturais, bem como na atribuição de prioridade à formação cultural (incluindo a formação avançada em matéria de conservação do património) e na promoção de aptidões e competências nos domínios criativos.

Assim, serão observados para efeitos de diagnóstico:

  • os programas de formação e educação para o Desenvolvimento Sustentável avaliando em que medida incluem a Diversidade Cultural, o Património e os valores culturais tanto ao nível da educação formal, como informal;
  • avaliar a educação artística e cultural nos sistemas formais e informais.

4. Inclusão e Participação

Esta dimensão temática fornece um quadro para avaliar o contributo da Cultura na construção da Coesão Social, bem como na promoção da Inclusão e da Participação. Centra-se na capacidade de acesso das pessoas à Cultura, no direito de todas as pessoas a participarem na vida cultural e na sua liberdade de expressão cultural, incluindo a Liberdade Artística e Criativa. Este programa explora igualmente as formas como as práticas culturais, os sítios, os elementos e as expressões culturais transmitem valores e competências conducentes à Inclusão Social. Nesta dimensão avalia-se, assim, a capacidade da Cultura para estimular o envolvimento efetivo das comunidades locais na vida pública. Para tal serão observadas as seguintes ações:

  • identificar, avaliar e monitorizar o acesso e a capacidade de participação cultural de todo o tecido social tanto ao nível dos equipamentos culturais, como às práticas da produção, criação, distribuição e disseminação de conhecimentos, bens e serviços culturais;
  • monitorizar a participação e o acesso cultural;
  • identificar e avaliar as oportunidades para os cidadãos e profissionais do SCC participarem nos processos de decisão relacionados com o desenvolvimento de políticas, medidas e programas que lhe dizem respeito, tanto a nível nacional, como local;
  • processos participativos;

Embora alguns dos indicadores recomendados pela UNESCO ainda não estejam construídos considera-se muito pertinente aplicar esta metodologia no diagnóstico conducente ao desenvolvimento do plano estratégico, lançando já as bases para a construção de um modelo de Governança em linha com a Agenda2030 para o Desenvolvimento Sustentável, seguindo assim as suas recomendações principais.


Notícias / Cultura

Imagem da Notícia Concurso municipal premiou alunos que se distinguiram na área da leitura
Imagem da Notícia Rota Histórica das Linhas de Torres publica livro infantil
Imagem da Notícia Exposição “Máscaras” reuniu entidades em projeto comum
Imagem da Notícia Chegam ao fim as comemorações do Centenário do Carnaval de Torres Vedras
Imagem da Notícia Nove décadas de existência da Biblioteca Municipal foram comemoradas
Imagem da Notícia Projeto EZ encerra ciclo de programação

Projeto EZ encerra ciclo de programação "Décadas"

21.02.2024

O Projeto EZ participou no Corso Trapalhão de dia 12, segunda-feira de Carnaval com o espetáculo O melhor Carnaval é… dançar em Torres Vedras. Esta iniciativa encerrou o ciclo de programação “Décadas”, no âmbito das Comemorações do Centenário do Carnaval de Torres Vedras, retratando o Futuro. (...)

Agenda / Cultura

Mais
Formação

Escola da Manipulação

Teatro-Cine de Torres Vedras

20 de março de 2024 | quarta

Nos 50 anos do 25 de Abril de 1974 propomos ao público o aprofundar de ferramentas e perguntas que podem contribuir para a boa saúde dos processos democráticos e a participação ativa das pessoas na sociedade. Começamos o ano por convidar A Bolha a propor cinco lições sobre (...)

Leitura

Tricô(n)tando

Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

20 de março de 2024 | quarta

Nestes encontros junta-se a arte de tecer as palavras à arte de tecer os fios, e quem sabe ensina quem não sabe. Tricotando e contando, contando e tricotando, faz-se nascer e crescer o Tricô(n)tando. Volvidos dez anos de partilha de saberes estamos certos que as histórias, tal como a amizade e (...)

Formação

As tecnologias digitais e a escrita

Biblioteca Municipal de Torres Vedras

20 de março de 2024 | quarta

Neste projeto de continuidade pretende-se promover a aprendizagem de competências digitais à população sénior, com recurso às ferramentas disponíveis na área das tecnologias da informação e comunicação, tais como office e pesquisa web, e utilização de redes sociaisEm simultâneo (...)

Leitura infantojuvenil

E se lêssemos?!

Biblioteca Municipal de Torres Vedras

20 de março de 2024 | quarta

Neste Clube de Leitura os jovens são convidados a partilhar livros e gostos literários, debater ideias em grupo, ler excertos em voz alta ou simplesmente escutar as partilhas dos participantes.A escolha dos livros a partilhar é livre, desde bestsellers jovem-adulto, livros de séries, (...)

Formação

Oficina de Iniciação à Joalharia

Porta 5 - Espaço Cultural

20 de março de 2024 | quarta

Este conjunto de oficinas, destinado a todos aqueles que têm interesse pelas técnicas de joalharia e ourivesaria, não exige conhecimentos prévios, apenas a vontade de explorar e adquirir novos saberes e permite a cada formando aproximar-se desta arte ancestral ao longo de 4 semanas do mês de (...)

voltar ao topo ↑