Torres Vedras

Vespa Asiática

A Vespa Velutina (ou Asiática) é uma espécie invasora, que se diferencia de outras vespas autóctones pela sua elevada capacidade reprodutiva, dimensão e visibilidade dos seus ninhos e pela rapidez com que ocupa o território, apresentando impactos negativos, nomeadamente no ambiente e na biodiversidade, em especial sobre a população de abelhas e restantes vespas autóctones.

A Vespa Velutina apresenta grandes dimensões, com cabeça preta e face laranja, amarelada. O corpo é preto, delimitado por uma faixa fina amarela e com um único segmento abdominal alaranjado na face dorsal. As asas são de cor fumada e as patas castanhas com extremidades amarelas. O tamanho pode variar entre os 2,5cm e os 3,5cm.

A vespa velutina não representa maior perigo para os humanos que as vespas autóctones, no entanto, quando perturbada, poderá tornar-se agressiva.

Sempre que seja identificado um ninho de vespa asiática, não se deve interferir com o mesmo, mas contactar de imediato o Serviço Municipal de Proteção Civil (261 320 764 | 918 773 330 | prociv@cm-tvedras.pt), ou o Gabinete Técnico Florestal (261 320 769 / 731 | 918 773 316 | gtf@cm-tvedras.pt).

Captura e monitorização 

Enquadrado nas diversas ações desenvolvidas com o objetivo de mitigar os efeitos da presença da espécie no Concelho, o Município implantou uma rede de armadilhas para captura e monitorização da Vespa Velutina.

Caso se depare com uma destas armadilhas, por favor não a remova.

Se detetar a presença de indivíduos de Vespa Velutina, pode proceder à elaboração e instalação de uma armadilha caseira, colaborando assim para a diminuição da proliferação da espécie, bem como para a proteção da flora e fauna autóctone.

 

Mais informação


Notícias / Proteção Civil

Imagem da Notícia Sensibilização e prevenção rodoviária foi realizada no âmbito da Feira de São Pedro
Imagem da Notícia Câmara Municipal aprova aumento do apoio financeiro aos Bombeiros de Torres Vedras
Imagem da Notícia Segurança e sustentabilidade marcam a abertura da época balnear 2024

Segurança e sustentabilidade marcam a abertura da época balnear 2024

17.06.2024

No dia 15 de junho realizou-se na Praia Formosa em Santa Cruz a cerimónia da abertura da época balnear 2024. Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, lembrou que o Concelho conta com 11 praias Bandeira Azul e 9 praias acessíveis, além das 12 praias distinguidas (...)

Imagem da Notícia Santa Cruz acolheu uma das ações da 5.ª edição do projeto “Surf & Rescue”
Imagem da Notícia 15.º aniversário do Comando Territorial de Lisboa da GNR assinalado em Torres Vedras
Imagem da Notícia Município disponibiliza bolsas para o curso de nadador-salvador
voltar ao topo ↑