Vespa Asiática
A Vespa Velutina (ou Asiática) é uma espécie invasora, que se diferencia de outras vespas autóctones pela sua elevada capacidade reprodutiva, dimensão e visibilidade dos seus ninhos e pela rapidez com que ocupa o território, apresentando impactos negativos, nomeadamente no ambiente e na biodiversidade, em especial sobre a população de abelhas e restantes vespas autóctones.
A Vespa Velutina apresenta grandes dimensões, com cabeça preta e face laranja, amarelada. O corpo é preto, delimitado por uma faixa fina amarela e com um único segmento abdominal alaranjado na face dorsal. As asas são de cor fumada e as patas castanhas com extremidades amarelas. O tamanho pode variar entre os 2,5cm e os 3,5cm.
A vespa velutina não representa maior perigo para os humanos que as vespas autóctones, no entanto, quando perturbada, poderá tornar-se agressiva.
Se identificar um ninho de vespa asiática no concelho de Torres Vedras, não interferira com o mesmo e contacte de imediato o Serviço Municipal de Proteção Civil (261 320 764 | 918 773 330 | prociv@cm-tvedras.pt), ou o Gabinete Técnico Florestal (261 320 769 / 731 | 918 773 316 | gtf@cm-tvedras.pt).
Captura e monitorização
Enquadrado nas diversas ações desenvolvidas com o objetivo de mitigar os efeitos da presença da espécie no Concelho, o Município implantou uma rede de armadilhas para captura e monitorização da Vespa Velutina.
Caso se depare com uma destas armadilhas, por favor não a remova.
Se detetar a presença de indivíduos de Vespa Velutina, pode proceder à elaboração e instalação de uma armadilha caseira, colaborando assim para a diminuição da proliferação da espécie, bem como para a proteção da flora e fauna autóctone.
Mais informação