Ciclovias e percursos pedonais

A Câmara Municipal de Torres Vedras tem vindo a desenvolver uma política de mobilidade sustentável apostando no incentivo à utilização da bicicleta e às deslocações a pé.
Ciclovias urbanas
A rede de ciclovias urbanas da cidade de Torres Vedras tem 12 km de extensão e está estruturada para permitir a ligação entre as áreas habitacionais, de serviços e as principais áreas escolares. Esta é uma aposta do município que pretende que um considerável número de viagens casa-escola ou casa-trabalho se possa vir a realizar de bicicleta, o que resultaria na redução dos GEE e, consequentemente, em evidentes ganhos para a saúde pública e ambiental.
A bicicleta é considerada uma opção de transporte urbano rápida e flexível que contribui para a intermodalidade entre meios de transporte. É saudável, prática e acessível à maioria da população, sem consumo de combustíveis fósseis, sem emissões atmosféricas, com baixos níveis de ruído e ocupando um reduzido espaço público.
Ainda no âmbito da promoção da utilização do uso de bicicleta, desde 2013 que se encontra em funcionamento um sistema de bicicletas públicas partilhadas, num sistema de aluguer de bicicletas públicas – “Agostinhas”, numa homenagem ao ilustre ciclista torriense Joaquim Agostinho.
Na cidade de Torres Vedras estão também disponiveis trotinetas elétricas, com 30 pontos de estacionamento, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Bolt.
Percursos Pedonais
Andar a pé é a primeira forma de deslocação de qualquer ser humano, sendo por isso a forma mais económica e amiga do ambiente. O aumento de formas de deslocação mais tecnológicas, especialmente as poluentes, apesar de encurtarem distâncias, originam uma utilização exagerada para distâncias realmente curtas, inferiores a 1,5km.
O Município disponibiliza o Mapa Metro/Minuto da Cidade de Torres Vedras, com distâncias e tempos médios de deslocação a pé entre os principais pontos de referência da cidade, por forma a consciencializar todos das pequenas distâncias que nos separam dos serviços disponíveis na cidade. A mentalização de que todos temos de mudar a forma de nos deslocarmos é o primeiro passo para o fazermos correta e eficientemente sob os mais variados aspectos.
Para colmatar a falta de conhecimento sobre os possíveis percursos que se podem efetuar a pé dentro da cidade, apresentamos um mapa com os arruamentos pedonais, travessas e travessias, incluído as escadarias, as quais podem encurtar verdadeiramente o caminho entre os serviços da cidade.