Jogo do Município

O Jogo do Município powered by MyPolis tem como destinatários alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e como objetivo a promoção da cidadania ativa e do diálogo com quem toma decisões políticas.
No Jogo do Município os alunos são desafiados a tornar-se cidadãos ativos e a criar impacto, em parceria com professores, direções de escolas e Câmara Municipal, transformando o seu território com as suas iniciativas de impacto local.
Constituindo uma ação de fomento da plena cidadania e experiência do processo democrático, os objetivos centrais do Jogo do Município são:
- Estimular o interesse dos jovens pelo processo político;
- Criar um espaço de opinião pública destinado aos jovens;
- Sensibilizar para conceitos como “cidadania” e “pluralidade”;
- Promover a interação e a camaradagem entre alunos de distintos estabelecimentos de ensino;
- Organizar uma atividade didática orientada para o apelo e o reforço da participação cívica dos jovens.
Este projeto utiliza o trabalho colaborativo na sala de aula e ferramentas digitais e analógicas apelativas (Mansão Civitas e Agentes da Cidadania) para interagir com alunos com diferentes motivações e perfis, permitindo que cada aluno encontre o seu espaço de progressão ideal.
No âmbito do Jogo do Município os alunos participantes investigam e debatem os temas propostos na sala de aula, identificam e encontram soluções. No final, apresentam as suas propostas numa Assembleia de Transformadores Sociais na presença de representantes políticos.
O programa do Jogo do Município é flexível, sendo que o professor escolhe as ferramentas que quer utilizar, recebendo apoio da MyPolis e do Município. A sua duração é igualmente flexível, podendo ser dinamizadas entre 5 a 12 sessões.