Conteúdos desta página:
- Enquadramento
- Operação de Reabilitação Urbana da Cidade de Torres Vedras
Enquadramento
A Área de Reabilitação Urbana (ARU) da cidade de Torres Vedras — TVD79 abrange toda a área da cidade, excluindo as áreas correspondentes às ARU do Centro Histórico, Boavista-Olheiros, Encosta de São Vicente e Arenes. Ficam, ainda, excluídas todas as áreas da Cidade com construções posteriores a 1990.
Corresponde, aproximadamente, ao perímetro do aglomerado urbano de Torres Vedras em 1979, ano em que a vila de Torres Vedras foi elevada a cidade. Atualmente é aqui que se localiza o maior número de edifícios e equipamentos da cidade.
A ARU situa-se na freguesia São Pedro, Santa Maria e Matacães, abrange 107,8 hectares e compreende um total de 704 edifícios, que albergam 4.194 alojamentos.
A área está compreendida pelo Bairro Rabão e pela linha de caminhos-de-ferro (a nascente), pelo Bairro de São João, edifícios a sul da Avenida General Humberto Delgado, Associação de Educação Física e Desportiva, Hospital de Torres Vedras, Bairro Borges de Castro e Rua Villenave d’Ornon (a sul), pela Avenida Poente (a poente) e pela margem norte do Rio Sizandro, Bairro Vale Terminus e Bairro Perna de Pau (a norte).
A ARU de Torres Vedras TVD79 foi publicada em 2019, através do Edital n. 88/2019, de 11 de janeiro.
Operação de Reabilitação Urbana da Cidade de Torres Vedras - TVD79
Para a ARU em apreço, foi decidido que a constituição da ORU ocorresse em momento posterior ao da constituição da ARU, de modo a permitir uma melhor ponderação sobre o tipo de ORU a estabelecer (simples ou sistemática) e uma articulação e integração mais consistente entre os objetivos da ARU, as unidades de intervenção a definir e o respetivo modelo de execução e financiamento.
Apresenta-se o projeto de constituição da operação de reabilitação urbana sistemática da Área de Reabilitação Urbana da Cidade de Torres Vedras - TVD79, tendo por base o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana para a mesma área.