Vozes, câmara, ação!

“Vozes, câmara, ação!” é um projeto participativo e itinerante de promoção da participação pública e ativa das crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico, que percorre todas as freguesias do Concelho. Assente na educação para uma cidadania ativa, é dada voz às crianças para expressarem as suas expetativas, desejos e opiniões acerca da escola e do seu meio envolvente.

Este projeto promove a discussão e reflexão, do ponto de vista da criança, sobre temáticas como os espaços escolares, a organização do espaço público, a mobilidade ou os problemas ambientais. Permite, também, o primeiro contacto com a organização política e administrativa de um órgão municipal, levando a que os adultos e decisores políticos reconheçam a importância da sua participação.

As respostas das crianças sobre as mudanças que pretendem ver na sua escola, freguesia ou cidade resultam num vídeo que é levado às reuniões públicas de câmara, a acontecer em cada freguesia, em conjunto com um manifesto dirigido à presidente e ao executivo municipal, que é lido pelos alunos do 4º ano, presentes nestas reuniões.

Freguesia de São Pedro da Cadeira

Freguesia de Turcifal