Torres Vedras

Iniciativas e projetos

Conteúdos desta página

  1. Eco-Escolas
  2. Bandeira Azul
  3. Peixes Nativos
  4. Coastwatch
  5. Projeto Rios
  6. Escola Azul
  7. Conhecer para Preservar | Ouriço-do-Mar

Eco-Escolas

Fotografia de um grupo de crianças com a bandeira do projeto

O "Eco-Escolas" é um programa internacional, dinamizado em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental e para a Sustentabilidade.

Destinado preferencialmente às escolas do ensino básico, o programa pode ser implementado em qualquer grau de ensino.

Uma escola que pretenda ser reconhecida com a Bandeira Verde Eco-Escolas deverá apresentar a sua candidatura na qual deverá demonstrar que seguiu a metodologia proposta, cumprindo os objetivos propostos.

As escolas do concelho de Torres Vedras inscritas no programa "Eco-Escolas" contam com o apoio do Município para o desenvolvimento e concretização dos planos de ação.


Bandeira Azul

Logotipo da Bandeira Azul.

O programa "Bandeira Azul" é uma iniciativa dinamizada pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação que tem como objetivo promover a educação para o desenvolvimento sustentável.

Este programa distingue anualmente, com a Bandeira Azul, as praias, os portos de recreio, as marinas e as embarcações de recreio e ecoturísticas que cumpram um conjunto de critérios relacionados com a Educação Ambiental, a qualidade da água balnear, a gestão ambiental, a segurança e serviços, a responsabilidade social e o envolvimento comunitário.

O Município de Torres Vedras participa no programa "Bandeira Azul" desde 1989, ano em que a Praia Centro, em Santa Cruz, recebeu pela primeira vez o respetivo galardão. Atualmente são várias as praias do Concelho que anualmente são distinguidas com esse símbolo de qualidade ambiental.


Peixes Nativos

Logótipo do projeto

O projeto “Peixes Nativos” foi lançado em novembro de 2017 e resulta de uma parceria entre o ISPA - Instituto Universitário e a Águas do Tejo Atlântico, S.A.

O Município de Torres Vedras associou-se a este projeto desde o início, sendo o município pioneiro neste projeto de monitorização científica das espécies de peixes nativos de água doce que se encontram ameaçadas. Além da monitorização das espécies, este projeto visa ainda a sensibilização e educação ambiental da comunidade escolar.

Os principais objetivos do projeto no concelho de Torres Vedras são:

  • Dar a conhecer ictiofauna das linhas de água do Concelho;
  • Monitorizar as espécies ameaçadas;
  • Dar a conhecer algumas das ameaças às linhas de água doce;
  • Sensibilizar para a importância da conservação dos habitats ribeirinhos.

Desde 2018 foi possível realizar diferentes ações no âmbito do projeto, nomeadamente formações, ações de sensibilização, sessões realizadas em escolas, sessões práticas, workshops, entre outros.


Coastwatch

O "Coastwatch" é um projeto de educação ambiental e ciência cidadã que consiste na caracterização ambiental do litoral, na época pós-balnear, monitorizando a biodiversidade, os riscos, os impactos, as ameaças e os resíduos existentes numa faixa litoral. Em Portugal, o projeto "Coastwatch" é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente desde 1990.

Através da realização de percursos a pé em troços localizados na costa portuguesa, entre os meses de setembro e abril, os cidadãos são convidados a participar na monitorização do local pretendido. Os participantes observam e registam várias informações num questionário próprio do "Coastwatch" em formato de papel ou através da aplicação para telemóvel.

As atividades que integram o projeto têm como objetivos:

  • Monitorizar uma faixa de litoral;
  • Registar a biodiversidade existente;
  • Registar os riscos, os impactos, as ameaças e os resíduos existentes no litoral;
  • Sensibilizar para a importância da conservação do litoral.

Projeto Rios

Logótipo do

O "Projeto Rios" visa promover a participação social na conservação dos espaços fluviais. O projeto tem como principal objetivo implementar um plano de adoção e monitorização de 500 metros de um troço de um rio ou ribeira, de modo a promover a sensibilização da sociedade civil para os problemas e a necessidade de proteção e valorização dos sistemas ribeirinhos.

Com a aplicação prática deste projeto é possível aprender a valorizar a importância das linhas de água, implementar uma rede local e nacional através da observação, monitorização ou vigilância, visando a conservação e adoção de diferentes troços de rios.

O público-alvo é o mais alargado possível: escolas (todos os níveis de ensino), empresas, grupos de escuteiros, associações/grupos culturais, lares/centros de dia, grupos de amigos, famílias e população em geral.

Os grupos do concelho de Torres Vedras inscritos no "Projeto Rios" contam com o apoio logístico, técnico, científico e material prestado pelo Município de Torres Vedras e pela Águas do Tejo Atlântico, S.A., do Grupo Águas de Portugal.


Escola Azul

O programa educativo "Escola Azul", desenvolvido pela Direção-Geral de Política do Mar sob a alçada do Ministério do Mar, é dirigido à comunidade escolar e tem como principal objetivo a promoção da Literacia do Oceano. Pretende-se com o mesmo tornar a comunidade escolar mais participativa, compreendendo a influência do Oceano na Humanidade e vice-versa, numa abordagem interdisciplinar.

É objetivo do programa distinguir e apoiar as escolas que trabalham com o tema do mar, criando uma rede de intervenientes ligados ao setor do mar, como indústrias, municípios, organizações não-governamentais, universidades, entre outros.

Alguns pontos que definem a "Escola Azul":

  • Explora a problemática do Oceano;
  • Estimula os alunos a agir, intervir e decidir;
  • Cruza diferentes áreas do saber;
  • Envolve a comunidade local;
  • Integra alunos de diferentes idades;
  • Interage com a rede de parceiros;
  • Seleciona embaixadores do Oceano;
  • Comunica as suas ações.

Desde 2020 que o Externato de Penafirme integra o programa, sendo a primeira "Escola Azul" do Concelho.


Conhecer para Preservar | Ouriço-do-Mar

Logótipo do projeto

O projecto "Conhecer para Preservar | Ouriço-do-Mar" decorre de uma candidatura do Município de Torres Vedras, no âmbito do Small Grants Scheme #3 – Apoio às iniciativas para a Educação – Literacia do Oceano.

Este projeto acontece em parceria com o Externato de Penafirme, escola não agrupada que integra o programa educativo “Escola Azul” do Ministério do Mar.

A estratégia de intervenção está estruturada em 3 eixos articulados entre si - Educar, Formar e Comunicar - onde se incluem 13 atividades.


voltar ao topo ↑