Torres Vedras

Cidades Educadoras

A Associação Internacional das Cidades Educadoras  (AICE) é um movimento criado em novembro de 1990 com o propósito de estreitar as relações entre os governos locais para a promoção do valor educativo do espaço urbano, fomentando políticas e intervenções públicas transformadoras das cidades em espaços propícios para o desenvolvimento humano e cidadão, em conformidade com os princípios da Carta das Cidades Educadoras.

A Carta das Cidades Educadoras constitui-se como um elemento centralizador na definição das políticas dos municípios membros, sendo que as cidades educadoras trabalham para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais.

A AICE conta com 477 cidades associadas, em 35 países. Em Portugal pertencem à AICE 90 cidades, constituindo a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE). 

A adesão de Torres Vedras à Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, no ano de 2011, resultou da consciencialização que a prática corrente da sua ação educativa se identificava totalmente com os princípios defendidos por esta rede. 

A Rede Territorial Portuguesa, organizou-se como rede estruturada desde 2005, com uma Comissão de Coordenação constituída atualmente, para o biénio 2021/2022, por oito municípios: Almada, Lagoa (Algarve), Lisboa, Loulé, Odemira, Torres Vedras e Vila Nova de Famalicão.

Torres Vedras já organizou dois Encontros Nacionais da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras: em 2013 com o tema “A Educação Artística para uma educação de qualidade”, e em 2022 com a temática "Brincar na Cidade Educadora". Desde 2017 já recebeu várias reuniões da Comissão de Coordenação da RTPCE.

Dos projetos apresentados na candidatura de Torres Vedras à Comissão Coordenadora da Rede Territorial das Cidades Educadoras Portuguesas destaca-se o programa de ação “Torres ao Centro” que integra o 8º princípio da Carta das Cidades Educadoras: construir uma cidade onde o planeamento urbano é um fator pleno e rico de integração.

O Gabinete Coordenador da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras lançou o desafio à cidade de Torres Vedras para criar o Grupo de Trabalho “Brincar na Cidade Educadora”. Além do reconhecimento pela importância que Torres Vedras e outras cidades têm conferido a esta área de atuação, esta proposta identificou, também, por parte das 36 cidades que quiseram integrar o grupo, um grande interesse nas questões em torno do brincar. Um dos resultados deste grupo é a criação do website Brincar na Cidade Educadora com projetos de promoção do brincar nas cidades da RTPCE.

A cidade de Torres Vedras foi selecionada, por maioria, para a organizar o IX Congresso Nacional da RTPCE 2023 com o tema “Cidades Educadoras, Cidades das Crianças, Cidades para Todos!”


Boletins da rede


voltar ao topo ↑