Aqui, acolá por onde andará?
O programa “Aqui, acolá por onde andará?” assenta na criação de um conjunto de produtos educativos/maletas pedagógicas direcionadas ao público sénior, que circulam por todo o Concelho de forma itinerante, assumindo-se como ferramentas de mediação cultural, facilitadoras de experiências educativas.
“Aqui, acolá por onde andará?” foi implementado em junho de 2020 em resposta à crise pandémica, tendo sido direcionado, estrategicamente na primeira fase, às IPSS de apoio a idosos do Concelho. Prevê-se o seu alargamento em 2022 a seniores não institucionalizados, envolvidos em outros projetos que decorrem no Concelho.
De referir que este programa foi em 2021 distinguido com uma menção honrosa no âmbito do concurso de "Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro", o qual foi promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
Objetivos
- Proporcionar aos seniores o contacto com novas áreas do conhecimento;
- Diminuir o isolamento físico e social da população mais envelhecida;
- Contribuir para descodificar conceitos e construir sentidos por via da aprendizagem ao longo da vida, da promoção de competências e do aumento da coesão grupal e do sentido de pertença;
- Apoiar as IPSS num contexto extremamente desafiante e de grande vulnerabilidade.
Condições de acesso/participação
O programa encontra-se, nesta fase, acessível a todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social direcionadas a idosos que desenvolvem a sua atividade no Concelho.
Parceiros
IPSS do concelho de Torres Vedras;
Maletas para 2023/2024 e 2024/2025
Cinco sentidos
Nesta maleta, os seniores poderão experienciar os sentidos, desenvolver o autoconhecimento e estimular as suas sensações com atividades práticas: identificar objetos pelo tato, sons de animais pela audição, descrever imagens usando a visão, reconhecer odores através do olfato e experimentar sabores recorrendo ao paladar.
Contém no seu interior jogos sensitivos de grupo, tais como dominós e associações, que de uma forma lúdica prometem momentos de diversão e partilha.
Provérbios
“Já a minha mãe dizia – A cavalo dado não se olha o dente.”
Nesta maleta os seniores irão perceber o que são provérbios, para que servem. No “Jogo dos provérbios”, constituído por 62 cartões/provérbio, pretende-se completar, com uma das 3 opções dadas, o término do ditado popular e desconstrui-lo para apurar o seu significado.
Pretende-se também que haja uma partilha de provérbios e respetivo registo no livro de bordo.
Mala com livro dentro
Uma história universal e inspiradora para leitores de todas as idades. Um menino curioso, uma toupeira gulosa, uma raposa cautelosa e um sábio cavalo encontram-se num dia de Primavera e estabelecem uma inesperada amizade. Os quatro exploram o mundo. Colocam a si próprios grandes questões. Atravessam tormentas. Aprendem a amar
A partir da leitura, entrevista com o autor/ilustrador e banda sonora do livro, surge uma série de atividades lúdico-artísticas, que proporcionarão aos seniores momentos de agradável convívio e partilha.
Flores em feltro
Esta maleta de cariz artístico convida à criação de uma composição harmoniosa de flores recortadas em feltro, coladas sobre uma tela, que assentará num pequeno cavalete de madeira. Esta atividade pretende apelar ao sentido estética e artístico de cada sénior, ao mesmo tempo que promove a motricidade fina. Poder-se-há acrescentar uma frase, palavra motivadora ou um nome próprio. O resultado será um bonito trabalho individual decorativo.
Cinema mudo
Esta maleta de cinema a preto e branco trará com certeza gargalhadas muito coloridas… Dentro da maleta encontramos DVDs de alguns filmes de Charlie Chaplin, mas como não há cinema sem pipocas a primeira proposta será a de dobrar, colar e decorar caixas para serem cheias no dia da sessão. Rebuscaremos o cinema da nossa mocidade, onde assistimos ao primeiro filme, com quem e onde? Por ultimo, um desafio de construção de puzzles com imagens do ator e cenas dos filmes.
Aqui há festa
Mala com atividades artísticas, que promovem a motricidade fina, dividida em 3 momentos que vão alternando consoante a época do ano:
- Natal - Reciclar e Reaproveitar. Bolas de Natal e anjos decorativos executados manualmente, com restos de cordão, cartão canelado, papel antigo e esferas de madeira. Recorrendo ao uso de técnicas simples como recortar, colar e montar, aliadas ao bom gosto individual, pretende-se uma decoração diferenciada dos espaços comuns da instituição.
- Páscoa - Nesta maleta iremos conhecer a breve história dos naperons recortados em Portugal, usados na decoração e embalamento dos doces conventuais, nomeadamente na época festiva da Páscoa. Recorte de vários exemplares de naperons e posterior composição em tamanho A3, plastificado. Propõe-se uma pequena exposição nas paredes da instituição cujo resultado estético é muito forte. Posteriormente este trabalho poderá ser usado como individual de refeição.
- Santos populares - Execução de elementos decorativos para um arraial de Santos populares tais como manjericos, quadras, bandeiras festivas. As tradições populares mais comuns. Momento de partilha de ideias: “Na minha aldeia era assim…” e posterior registo no livro de bordo.
Mandalas
Esta maleta promove a partilha e o convívio, através do trabalho em grupo. Pretende-se a decoração de um círculo de madeira de grandes dimensões, cuja forma, cor e textura é conseguida pela colagem em espaços específicos de pedaços de musgame brilhante.
Será abordado o tema, dando a conhecer simbologia de formas e cores.
Inscrições
O programa integra anualmente um conjunto de 7 produtos educativos/maletas pedagógicas passiveis de serem requeridas de acordo com um conjunto de procedimentos previamente definidos e enviados às IPSS.
Contactos
Divisão de Desenvolvimento - Área Sénior
Telefone: 261 320 773
E-mail: areasenior@cm-tvedras.pt