Bora de Bike
O Bora de Bike é um sistema de transporte ciclável dirigido a alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico dos estabelecimentos de ensino da EB Conquinha, EB Padre Francisco Soares e EB São Gonçalo.
Este projeto, promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras e Promotorres EM no âmbito da promoção de uma Mobilidade Escolar sustentável, tem como parceiros a Polícia de Segurança Pública, o Agrupamento de Escolas Madeira Torres, o Agrupamento de Escolas São Gonçalo e o Académico de Torres Vedras.
O principal objetivo do projeto é proporcionar uma alternativa sustentável para os alunos no trajeto casa-escola, aumentando a sua autonomia e promovendo a utilização da bicicleta de forma acompanhada, garantindo total segurança durante todo o percurso.
Vantagens:
- Segurança - andar de bicicleta em grupo aumenta a visibilidade e reduz as hipóteses de acidentes, torna o percurso dos alunos até à escola, mais seguro.
- Interação Social – aumentam o sentido de comunidade, os alunos podem exercitar em conjunto antes da chegada à escola, permitindo aos alunos chegar mais ativos e focados.
- Promoção da utilização da bicicleta – Andar de bicicleta em grupo pode motivar alunos que estão hesitantes em andar de bicicleta sozinhos, ajudando-os a aumentar a confiança e adotar a bicicleta como um modo de transporte regular.
- Sustentabilidade ambiental – promover a utilização da bicicleta em detrimento da utilização do automóvel, reduz o trafego automóvel, reduz as emissões poluentes e contribui para um ambiente mais saudável.
- Benefícios para a Saúde - incentivar a prática desportiva desde a infância, melhorando a saúde dos alunos
Percursos:
Os percursos são definidos após inscrição, existindo dois horários para os alunos do 1.º ciclo (um horário de manhã, para dar resposta ao horário de entrada na escola, e um horário de tarde, para o regresso dos alunos a casa) e um horário para os alunos do 2.º ciclo (apenas horário da manhã)
Condições de participação:
Para o funcionamento do projeto Bora de Bike foram definidas condições de participação que devem ser respeitadas por encarregados de educação, pelos próprios alunos e pelo Município, designadamente:
Encarregado de Educação:
- Garantir que o seu educando utiliza uma bicicleta em boas condições (os travões funcionam bem, os pneus estão bem cheios, o selim está a uma altura adequada – os pés chegam ao chão, mas sem as pernas ficarem dobradas).
- Assumir a responsabilidade de segurança da criança, no caminho até às paragens e das paragens até casa;
- Assegurar que a criança se junta ao grupo dentro do horário combinado. Caso não aconteça será da responsabilidade do encarregado de educação o trajeto até à escola;
- Assegurar o regresso da criança a casa, caso esta perca a partida do grupo no horário da tarde;
- Informar antecipadamente o(s) acompanhante(s) do grupo e a Divisão de Educação no caso de falta ou de alguma outra alteração à deslocação habitual da criança inscrita no projeto;
Aluno:
- Ter equilíbrio razoável na bicicleta (sem rodinhas e já sem quedas frequentes), saber usar os travões, saber desviar-se de obstáculos de forma controlada;
- Ter o seu próprio capacete.
- Respeitar as regras de circulação no percurso:
- ir em fila indiana com os colegas, sem fazer ultrapassagens;
- prestar atenção ao que dizem os/as maquinistas, fazer o que eles indicarem e não ultrapassar o/a adulto da frente;
- ter muita atenção aos cruzamentos;
- abrandar e prestar mais atenção à estrada quando se aproxima de um cruzamento.
- Chegar a tempo à paragem;
- Informar a escola e permanecer nesta, caso perca o grupo depois das aulas.
Deveres do Municipio:
- Assegurar um adulto acompanhante para cada quatro alunos, em cada um dos percursos definidos. O número de adultos acompanhantes será ajustado sempre tendo em conta este rácio (1 adulto por 4 alunos).
- Garantir o Seguro dos participantes durante o percurso;
- Informar os Encarregados de Educação sobre alguma alteração ao funcionamento do Projeto.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas através do preenchimento do formulário online.
Questões frequentes
- Como funciona?
O Bora de Bike consiste num grupo de alunos, acompanhados por monitores, a realizar um percurso de bicicleta até à escola. O projeto terá dois percursos, um para alunos do 1.º ciclo e outro para alunos do 2.º ciclo, em dias úteis diferentes, com a regularidade de ocorrer uma vez por semana.
- Como será definido o percurso?
O percurso terá uma dificuldade técnica e física reduzida, adequado à faixa etária dos participantes e será definido pela equipa do projeto, a partir das inscrições recebidas, de modo a passar próximo da morada dos participantes e posteriormente determinando locais de paragem onde os alunos entram no percurso.
O percurso poderá não ser o mais direto entre a casa e a escola, mas aquele que permita aos alunos ter uma viagem segura, divertida e saudável, sempre em grupo.
- Como são definidas as paragens?
Nos percursos definidos são identificados pontos de referência, caracterizados de paragens, que servem de marco durante o percurso para alunos e demais participantes no caminho para a escola e/ou para o regresso a casa.
Estas paragens são a garantia para a pontualidade da chegada à escola.
- Qual o custo de participação?
Este é um serviço gratuito, sem limitações quanto ao número de alunos participantes e quanto às condições meteorológicas que decorram.
- Existe acompanhamento dos alunos nos percursos?
Cada um dos percursos definidos terá responsável, por cada 4 alunos. O número de adultos acompanhantes será ajustado sempre tendo em conta este rácio (1 adulto por 4 alunos).
- Existe seguro para os participantes?
Cada aluno participante no projeto será abrangido por seguro de acidentes pessoais de responsabilidade civil.
- Onde fica parqueada a bicicleta na chegada à escola?
As escolas abrangidas terão disponível um local seguro para estacionamento das bicicletas dos participantes no projeto.
No caso dos alunos do 2.º ciclo o estacionamento será no parqueamento partilhado, sendo necessário o participante utilizar um cadeado próprio.
- Existirá percurso de regresso a casa?
Apenas será assegurado percurso de regresso para o percurso do 1.º ciclo, caso os horários de saída dos alunos participantes seja compatível.
- O meu educando não é residente na zona do percurso. É possível a sua integração mesmo assim?
Sim. Desde que cumpram as regras do projeto, outros alunos que frequentem as escolas abrangidas podem integrar o projeto nos pontos de referência para poderem fazer o percurso com os restantes colegas, mesmo que não residam na zona.
- Como fazer a inscrição?
Para participar no Bora de Bike os pais e encarregados de educação necessitam de inscrever previamente os seus educandos, através da ficha de inscrição.
- Posso inscrever-me em qualquer altura do ano letivo?
Sim, não existe prazo limite para a adesão ao projeto, no entanto o início da participação dependerá da resposta das entidades organizadoras.
Mais informações
Divisão de Educação | educacao@cm-tvedras.pt