Presidente

Laura Maria Jesus Rodrigues
É natural de Torres Vedras e reside em Santa Cruz.
Mestre em Proteção Integrada e licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, dedicou 26 anos da sua vida profissional ao ensino, para o que se qualificou, nomeadamente, em Ciências da Educação e em Administração Escolar. Lecionou em escolas públicas, no Externato de Penafirme e na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal.
Exerceu o cargo de Diretora Pedagógica da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal durante cerca de 13 anos.
Foi membro da Assembleia Municipal pelo Partido Socialista no mandato 2005-2009.
Integra o Executivo Municipal desde 2009, inicialmente com os pelouros de Educação e Atividade Física. Em outubro de 2017 assumiu, também, a área Financeira e a de Contratação Pública. Em dezembro de 2015 passou a assumir a vice-presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras e a ser vogal do Conselho de Administração dos SMAS.
É, desde 2021, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.
Torres Vedras: Um concelho para todos
01.07.2025
Da ação da Câmara Municipal de Torres Vedras fazem parte programas e iniciativas que acompanham os cidadãos em todas as fases das suas vidas.
Promovemos o bem-estar e o desenvolvimento de toda a comunidade, através de políticas que valorizam a educação desde os primeiros anos, que promovem a cultura como pilar identitário e que incentivam a prática desportiva para uma vida saudável. Não esquecemos o apoio social e o investimento em unidades de saúde, escolas e infraestruturas.
Muitos destes programas e iniciativas estão hoje consolidados e somam mais de uma década de implementação e constante atualização. São disso exemplo o Tempo de Férias, que tem vindo a estender a sua oferta às diferentes pausas letivas; o Gabinete de Apoio à Deficiência Visual, que após 12 anos de existência é reconhecido como um projeto pioneiro; e o Desporto Sénior, que tem cada vez mais núcleos e participantes.
No entanto, este é um trabalho que nunca está concluído e aos projetos existentes juntam-se novas respostas. No ano letivo que agora terminou demos início ao “Bora de Bike”, que permite às nossas crianças dos 1.º e 2.º ciclos das escolas básicas de Conquinha, Padre Francisco Soares e de São Gonçalo irem de bicicleta para a escola acompanhadas por monitores.
Em parceria com a Juventude da Cruz Vermelha - Delegação de Torres Vedras, organizámos o encontro intercultural “Conexões”, com o objetivo de aproximar e promover a partilha entre pessoas de diferentes nacionalidades.
Em maio, inaugurámos a Unidade de Saúde de São Pedro da Cadeira, com uma homenagem ao saudoso médico Joaquim Moura. No mês seguinte, começaram as empreitadas das novas unidades de saúde de Runa e de A dos Cunhados.
A estrada de ligação da A8 à Área Empresarial das Palhagueiras também será uma realidade em 2026. Este é um projeto estratégico para o nosso território, que beneficia de mais de 11 milhões de euros de financiamento, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
Estamos no verão e, por isso, não posso deixar de destacar a segurança e qualidade balnear da nossa costa.
Este ano, Torres Vedras foi o concelho do país com maior número de praias “ZERO Poluição”, a que se juntam 11 praias Bandeira Azul, 13 praias “Qualidade de Ouro” e 9 praias acessíveis, o que reflete o nosso compromisso com o usufruto pleno do nosso território.
Torres Vedras é, efetivamente, um concelho para todos. Moldado por quem o vive, enriquecido por quem participa e continuamente transformado pela presença de cada um de vós.