Torres Vedras

Presidente

Laura Maria Jesus Rodrigues

Tem 63 anos, é natural de Torres Vedras e reside em Santa Cruz.

Mestre em Proteção Integrada e licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, dedicou 26 anos da sua vida profissional ao ensino, para o que se qualificou, nomeadamente, em Ciências da Educação e em Administração Escolar. Lecionou em escolas públicas, no Externato de Penafirme e na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal. 

Exerceu o cargo de Diretora Pedagógica da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal durante cerca de 13 anos.

Foi membro da Assembleia Municipal pelo Partido Socialista no mandato 2005-2009.

Integra o Executivo Municipal desde 2009, inicialmente com os pelouros de Educação e Atividade Física. Em outubro de 2017 assumiu, também, a área Financeira e a de Contratação Pública. Em dezembro de 2015 passou a assumir a vice-presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras e a ser vogal do Conselho de Administração dos SMAS.

Um novo ano, o mesmo empenho em prol de Torres Vedras

14.01.2025

Afirmei já várias vezes que os municípios têm cada vez mais obra imaterial e menos obra física. Intervimos na educação, na cultura, na atividade física, no desenvolvimento social e na economia, enquanto continuamos a apoiar o tecido associativo e iniciativas da sociedade civil. Ainda assim, a obra física nunca irá parar, seja na manutenção de edificado e da rede viária seja na construção de novos equipamentos. 

Na última reunião da Câmara Municipal do ano de 2024 foi aprovada a abertura dos concursos de empreitada para a construção das novas escolas básicas de A dos Cunhados e do Sarge. A estas seguir-se-ão as escolas de Maxial e de Campelos. Também em breve teremos obra nas Unidades de Saúde de A dos Cunhados e de Runa. E ainda na mesma reunião aprovámos o projeto de execução para a construção de uma nova ligação viária entre a A8 e a área empresarial das Palhagueiras. Um projeto que faz parte do programa eleitoral e que estamos a cumprir. 

Assim como vamos cumprir com o lançamento do estudo de viabilidade do corredor seguido do estudo prévio para a continuação desta via até Santa Cruz.

No domínio da salvaguarda do património teremos em breve obra no Aqueduto de Torres Vedras, uma intervenção de conservação e valorização apresentada no passado mês de junho no âmbito do Programa Arenes e prevista já desde 2021 no âmbito da respetiva Operação de Reabilitação Urbana. Já na encosta do Castelo de Torres Vedras estão em curso as sondagens geotécnicas que servirão de suporte à requalificação paisagística e valorização funcional deste monumento.

Com o novo ano apresentamos um novo formato de revista municipal. A revista Torres Vedras existia no seu formato anterior desde 2011, tendo tido duas revisões de grafismo e recebido duas vezes a distinção de melhor publicação autárquica do país ao longo destes 14 anos.

Neste tempo muita coisa mudou na forma como comunicamos e como recebemos informação. A relação dos leitores com as publicações periódicas mudou também, tendo os meios digitais conquistado a preferência de uma parte considerável da população.

A Câmara Municipal de Torres Vedras tem acompanhado essa tendência, desenvolvendo sites, perfis em redes sociais e aplicações que permitem a distribuição e recolha de informação de forma rápida e cómoda. Mas os meios impressos continuam, ainda assim, a ser relevantes. A experiência de percorrer as páginas de uma revista, jornal ou livro não é replicável por outros meios.

Esta renovada revista Torres Vedras tem novos artigos que mostram o Concelho, as suas pessoas, empresas e histórias, para lá da atividade municipal. Queremos que não seja apenas uma revista institucional do Município, mas uma publicação que todos os torrienses se orgulhem de ler.


Laura Rodrigues
Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras

voltar ao topo ↑