Escola Básica de Santa Cruz
A Escola Básica de Santa Cruz é uma obra de ampliação e requalificação do espaço anteriormente existente.
Destinado a crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, este equipamento foi inaugurado no dia 5 de outubro de 2010 (Implantação da República e Dia Mundial dos Professores). Tratou-se também de uma das 100 inaugurações de obras de caráter educativo realizadas naquele dia em Portugal de forma a assinalar o centenário da Implantação da República no país.
O edifício permite a educação e ensino a um máximo de 146 crianças, contando no seu piso térreo com duas salas de atividades, arrecadações, instalações sanitárias, uma sala de aulas, uma sala de prolongamento, uma biblioteca/centro de recursos educativos, uma sala polivalente, uma copa e um espaço exterior coberto. O segundo piso é constituído por três salas de aulas, uma sala para reuniões e um gabinete de trabalho para docentes.
No espaço exterior da escola existe um equipamento lúdico, espaços verdes, uma horta pedagógica e espaços desportivos.
A Escola possui também painéis solares e iluminação led (o que se prende com a política de transformação de Santa Cruz numa “Ecourbe”).
Esta obra teve o valor global de 695 mil euros, tendo recebido financiamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) no valor de 380.000 euros (55%).
Antes da intervenção
Depois da intervenção