Torres Vedras

Centro de Atendimento Social Integrado

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Centro de Atendimento Social Integrado

O Centro de Atendimento Social Integrado é o serviço da Câmara Municipal de Torres Vedras que garante respostas adequadas às necessidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Este serviço trabalha para prevenir situações de pobreza e exclusão social e fortalecer as redes de suporte familiar e social. Para isso, assenta numa intervenção integrada que contempla o acompanhamento psicossocial dos cidadãos e das suas famílias.

O Centro de Atendimento Social Integrado reúne as respostas de âmbito social da Câmara Municipal, informando, aconselhando e encaminhando os cidadãos que se dirigem ao mesmo para os serviços ou os apoios adequados à sua situação.

Com o objetivo de apoiar a resolução dos problemas desses cidadãos e de promover a melhoria da qualidade de vida da população do Concelho, o Centro funciona em articulação com diversas entidades locais.

No âmbito do apoio social, e de acordo com o diagnóstico efetuado, a equipa tem ao seu dispor um conjunto de respostas, com destaque para as seguintes:

Programa de Emergência Alimentar, Habitacional e Social (PEAHS)

Este programa visa concretizar apoios extraordinários a munícipes/famílias expostos a condições de grande vulnerabilidade alimentar, habitacional e/ou social, que não se integrem, no imediato, nas respostas usualmente disponibilizadas pelos serviços tradicionais. Não tendo por objetivo colidir ou sobrepor-se às entidades competentes, ambicionou-se a criação de uma resposta transitória e pontual para situações de risco iminente e, por consequência, com necessidade de intervenção social ou habitacional imediata.

O programa prevê a atribuição de três tipologias distintas de apoio, nomeadamente:

  • Emergência alimentar: apoio financeiro sob a forma de vales de compras (para aquisição de bens de primeira necessidade), atribuído após avaliação da situação de carência, de acordo com a condição socioeconómica do munícipe/família, em situações de manifesta carência ou insuficiência alimentar, passíveis de comprometer a qualidade de vida dos cidadãos.

  • Emergência habitacional: apoio financeiro de carácter pontual, atribuído após avaliação da situação de emergência habitacional e de acordo com a condição socioeconómica do munícipe/família, nas seguintes situações: eminentes ordens de despejo por ausência de pagamento de rendas, apoio em situações de transferência habitacional, ausência ou decréscimo de rendimentos que impedem o pagamento das despesas relativas a habitação (própria ou arrendada), proprietários em situação de carência que se vejam privados dos habituais recebimentos de renda, realização de pequenas intervenções habitacionais urgentes e inadiáveis, entre outros a avaliar tecnicamente.

  • Emergência social: apoio financeiro de carácter pontual, atribuído a agregados familiares em situação de comprovada emergência social, permitindo apoiar situações de vulnerabilidade (fruto de desemprego, problemas de saúde graves, sobre endividamento, desestruturação social e familiar, entre outras), para fazer face a despesas essenciais para o suporte básico de vida, a avaliar tecnicamente. O objetivo primordial deste apoio económico consiste na melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos munícipes/famílias.

Relativamente à atribuição de vales alimentares, refira-se que o Município possui um protocolo com 22 estabelecimentos comerciais, dispersos por 9 freguesias do Concelho. Aquando da atribuição desta resposta, são entregues à família listagens de estabelecimentos aderentes, bem como de indicação do tipo de produtos considerados como bens essenciais e, por conseguinte, passiveis de aquisição.

Abem: Rede Solidária do Medicamento

O programa tem como missão garantir que os cidadãos tenham acesso aos medicamentos que lhes são prescritos, comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde. Para cumprir esse objetivo foi constituído um fundo solidário, através de uma estratégia que se pretende mobilizadora de toda a sociedade civil.

Usa a capacidade operacional e de logística da rede de Farmácias Portuguesas, assim como se junta às diversas entidades que já prestam apoio social local (IPSS´s, entidades da área Social e autarquias), apostando em redes colaborativas, de forma a evitar a duplicação de intervenções.

O Município de Torres Vedras faz-se representar como entidade referenciadora do Programa “Abem”, através da assinatura de um protocolo de colaboração, que estabelece os pressupostos de parceria com a Associação Dignitude. É, assim, responsável por referenciar famílias e/ou cidadãos, pelo acompanhamento da sua situação socioeconómica e pela avaliação do projeto, com periodicidade mínima anual. O Município participa também no financiamento do Fundo Solidário Abem, em função do número de beneficiários referenciados.

O apoio aos beneficiários é atribuído sob a forma de um cartão, pessoal e intransmissível, com a duração de 12 meses (eventualmente renovável). Refira-se que, independentemente dos problemas de saúde associados a cada elemento, a atribuição de cartão é sempre generalizada a todos os elementos do agregado familiar. A atribuição deste cartão pressupõe uma utilização consciente, na medida em que não são impostos quaisquer limites/tetos máximos de despesa.


Perguntas frequentes

  • Quem pode recorrer ao Centro de Atendimento Social Integrado? 

Todos os munícipes residentes no concelho de Torres Vedras.

  • O Centro presta apoio em que dimensões?

Este serviço presta apoio, orientação e acompanhamento aos munícipes e às famílias no âmbito das respostas sociais existentes na comunidade, tais como:

  • Educação
  • Emprego
  • Habitação
  • Saúde
  • Prestações sociais e apoios pecuniários

  • Como recorrer ao serviço?

Pode dirigir-se ao Centro de Atendimento Social Integrado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, na Rua 9 de Abril, n.º 15-B, em Torres Vedras. Em alternativa, entre em contacto através do número 261 320 777 ou do e-mail casi@cm-tvedras.pt 

  • É necessário marcar previamente o atendimento?

Sim. O Centro de Atendimento Social Integrado presta atendimento por marcação prévia, salvo em situações urgentes e inadiáveis. A marcação prévia pode ser efetuada através de e-mail ou telefone.


Atendimentos Descentralizados

Para além dos atendimentos realizados presencialmente no Centro de Atendimento Social Integrado (CASI), o Município disponibiliza atendimentos descentralizados à população, para as temáticas de Rendimento Social de Inserção (RSI) e Atendimento e Acompanhamento Social (AAS). Este serviço conta com a colaboração das Juntas de Freguesia do Concelho na cedência de espaços físicos e recursos logísticos. O  CASI assegura a deslocação da equipa técnica e a realização de atendimentos de âmbito social. Os interessados poderão efetuar marcação de atendimento, diretamente nas Juntas de Freguesia da sua área de residência ou contactando o Centro de Atendimento Social Integrado.

Em funcionamento desde março de 2024, este serviço já efetuou cerca de 430 atendimentos, distribuídos pelas 13 freguesias do Concelho.


Contactos

Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS)
Centro de Atendimento Social Integrado
Rua 9 de Abril, n.º 15-B, 2560-301 Torres Vedras
Dias úteis | 8h30 às 16h30

Marcação prévia:
E-mailcasi@cm-tvedras.pt 
Telefone: 261 320 777
 

Rendimento Social de Inserção
Acompanhamento social das famílias beneficiárias
Associação Solidariedade e Ação Social (ASAS) de Matacães

E-mailrsi-asasmatacaes@sapo.pt 
Telefone: 261 332 534 | 96 862 94 93

 

Associação de Solidariedade e Promoção de A dos Cunhados (ASPA)
E-mailrsi_a_cunhados@sapo.pt 
Telefone: 93 981 52 91 | 96 848 20 63


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