Centro de Atendimento Social Integrado
Conteúdos desta página:
O Centro de Atendimento Social Integrado é o serviço da Câmara Municipal de Torres Vedras que garante respostas adequadas às necessidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Este serviço trabalha para prevenir situações de pobreza e exclusão social e fortalecer as redes de suporte familiar e social. Para isso, assenta numa intervenção integrada que contempla o acompanhamento psicossocial dos cidadãos e das suas famílias.
O Centro de Atendimento Social Integrado reúne as respostas de âmbito social da Câmara Municipal, informando, aconselhando e encaminhando os cidadãos que se dirigem ao mesmo para os serviços ou os apoios adequados à sua situação.
Com o objetivo de apoiar a resolução dos problemas desses cidadãos e de promover a melhoria da qualidade de vida da população do Concelho, o Centro funciona em articulação com diversas entidades locais.
Perguntas frequentes
- Quem pode recorrer ao Centro de Atendimento Social Integrado?
Todos os munícipes residentes no concelho de Torres Vedras.
- O Centro presta apoio em que dimensões?
Este serviço presta apoio, orientação e acompanhamento aos munícipes e às famílias no âmbito das respostas sociais existentes na comunidade, tais como:
- Educação
- Emprego
- Habitação
- Saúde
- Prestações sociais e apoios pecuniários
- Como recorrer ao serviço?
Pode dirigir-se ao Centro de Atendimento Social Integrado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, na Rua 9 de Abril, n.º 15 B, em Torres Vedras. Em alternativa, entre em contacto através do número 261 320 777 ou do e-mail casi@cm-tvedras.pt
Sim. O Centro de Atendimento Social Integrado presta atendimento por marcação prévia, salvo em situações urgentes e inadiáveis. A marcação prévia pode ser efetuada através de e-mail ou telefone.
Atendimentos Descentralizados
Para além dos atendimentos realizados presencialmente no Centro de Atendimento Social Integrado (CASI), o Município disponibiliza atendimentos descentralizados à população, para as temáticas de Rendimento Social de Inserção (RSI) e Atendimento e Acompanhamento Social (AAS). Este serviço conta com a colaboração das Juntas de Freguesia do concelho na cedência de espaços físicos e recursos logísticos. O CASI assegura a deslocação da equipa técnica e a realização de atendimentos de âmbito social. Os interessados poderão efetuar marcação de atendimento, diretamente nas Juntas de Freguesia da sua área de residência ou contactando o Centro de Atendimento Social Integrado.
Em funcionamento desde março de 2024, este serviço já efetuou cerca de 430 atendimentos, distribuídos pelas 13 freguesias do concelho.
Contactos
Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS)
Centro de Atendimento Social Integrado
Rua 9 de Abril, n.º 15 B, 2560-301 Torres Vedras
Dias úteis | das 8h30 às 16h30
Marcação prévia: casi@cm-tvedras.pt | 261 320 777
Rendimento Social de Inserção
Acompanhamento social das famílias beneficiárias
Associação Solidariedade e Ação Social (ASAS) de Matacães
rsi-asasmatacaes@sapo.pt | 261 332 534 / 96 862 94 93
Associação de Solidariedade e Promoção de A dos Cunhados (ASPA)
rsi_a_cunhados@sapo.pt | 93 981 52 91 / 96 848 20 63