Torres Vedras

Plataforma de Ação Climática

Criada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, a Plataforma de Ação Climática apoia projetos locais de combate e/ou adaptação às alterações climáticas. Enquadrado no Plano Municipal de Ação Climática de Torres Vedras (PMAC), o objetivo desta iniciativa passa por transformar ideias em ações que contribuam para o combate e adaptação às alterações climáticas.

Assim, a Plataforma de Ação Climática tem por finalidade mobilizar a sociedade civil e valorizar a sua participação na ação climática, propondo uma efetiva promoção do combate e adaptação às alterações climáticas, com a capacitação de entidades sediadas no concelho de Torres Vedras. Através do financiamento dos projetos, os beneficiários obtêm as condições para implementar as medidas de combate e/ou adaptação, representando um benefício para o município na preparação para as consequências das alterações climáticas, que em muito contribuirá para a prevenção da ocorrência de situações ambientais adversas delas decorrentes.  

Quem pode participar?

Pessoas singulares ou pessoas coletivas de direito privado, nomeadamente, associações, coletividades, sociedades comerciais, organizações não-governamentais, de cariz ambiental, social, recreativo, entre outras.

Tipologia de projeto abrangidas:

  • Campanhas de sensibilização e comunicação para informar o público em geral ou um público-alvo em particular (crianças ou jovens, idosos, população mais vulnerável, entre outros) sobre os riscos associados às alterações climáticas e medidas de adaptação;
  • Capacitação e formação de técnicos e decisores de qualquer área sobre as vulnerabilidades às alterações climáticas e gestão adaptativa;
  •  Programas de educação ambiental dirigidos a jovens em idade escolar;
  • Ações de poupança de água (doméstica, rega, entre outras) e melhoria da eficiência na utilização de recursos naturais mais vulneráveis;
  • Requalificação ambiental com vista a reduzir vulnerabilidades, nomeadamente através de soluções com base na natureza (limpeza de ribeiras, recuperar galerias ripícolas, proteção de solos, arborização, recuperação de sistemas dunares, promoção da infiltração, entre outras);
  • Ações de prevenção da instalação e expansão de espécies exóticas invasoras, de doenças transmitidas por vetores e de doenças e pragas agrícolas e florestais;
  • Valorização da saúde, com destaque para a população vulnerável a ondas de calor e vetores de doenças;
  • Ações de redução da vulnerabilidade das áreas urbanas aos fenómenos extremos (secas, ondas de calor, cheias e inundações), nomeadamente através de soluções com base na natureza.

 

1.ª Edição

Em 2025, foram admitidas 19 candidaturas a esta plataforma, de acordo com o Regulamento da Plataforma de Ação Climática. As candidaturas foram objeto de análise técnica pela Comissão de Avaliação, segundo os critérios estabelecidos no modelo de avaliação que constitui o Anexo III do regulamento, tendo sido cumpridos todos os procedimentos nele previstos para apurar a lista de candidaturas aprovadas para financiamento.
Deste modo, foram aprovadas para financiamento 6 candidaturas melhor classificadas (até ser esgotado o montante disponível para financiamento de €30.000 e limitado até €6.000 por projeto).

As candidaturas apoiadas são as seguintes (consultar o relatório de avaliação final nos documentos):

  • Associação de pais e encarregados de educação dos alunos do Agrupamento de Escola de São Gonçalo - Oficina da Agrofloresta - Centro Educativo da Ventosa. Projeto educativo propõe o envolvimento ativo das crianças desta escola na criação e manutenção de uma agrofloresta regenerativa, preparando-as para enfrentar os desafios das alterações climáticas e da redução da biodiversidade.
  • Quinta da Caria- Agrofloresta Mediterrânica da Caria. Foca-se na regeneração de um agroecossistema ripícola através da plantação de uma agrofloresta de sucessão natural.
  • Quercus - Jardins Públicos Biodiversos. Consiste na requalificação de dois espaços verdes geridos pela Junta de Freguesia de União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça.
  • Sónia Dias - Ecoprojeto Fontainhas. Requalificação de um espaço natural com o objetivo de criar parcerias multigeracionais para partilha de técnicas ancestrais, conhecimento local e sensibilização para alterações climáticas e a escassez de água.
  • Afonso & Nicolau - Vinhos, Lda - Sistema agroflorestal na vinha. Implementação de um sistema agroflorestal na vinha, composto por árvores autóctones e sebes vivas, com contributos diretos para a neutralidade carbónica e para a adaptação e aumento da resiliência climática do território.
  • Florest - Associação dos Produtores Agrícolas e Florestais da Estremadura. Recolha e Reserva de Águas Pluviais ao Nível Doméstico. Consiste num programa de ações de (in)formação e sensibilização dirigido a comunidade escolar, que tem como finalidade sensibilizar para, simultaneamente, a importância da poupança de água e para a importância da recolha e armazenamento de águas pluviais.

Documentos da 1ª edição:  

Regulamento da Plataforma de Ação Climática
Edital 72/2025 Aprovação do Relatório Final
Relatório final


Notícias / Ambiente

Imagem da Notícia Torres Vedras conquista a Bandeira Verde ECOXXI 2025

Torres Vedras conquista a Bandeira Verde ECOXXI 2025

29.12.2025

No âmbito da edição de 2025, Torres Vedras foi reconhecida com a Bandeira Verde ECOXXI pelo seu desempenho municipal na implementação de políticas e práticas sustentáveis. A cerimónia de entrega do Galardão teve lugar no Palácio Nacional de Mafra, no passado dia 12 de dezembro. (...)

Imagem da Notícia Torres Vedras continua a destacar-se no panorama nacional das “Eco-Escolas”
Imagem da Notícia Torres Vedras destaca-se na Conferência ODSlocal 2025 com reconhecimento nacional
Imagem da Notícia Torres Vedras participou em encontro de projeto europeu de combate à pobreza energética
Imagem da Notícia Município instalou painéis fotovoltaicos no Mercado Municipal de Torres Vedras

Município instalou painéis fotovoltaicos no Mercado Municipal de Torres Vedras

21.10.2025

No seguimento da estratégia de combate às alterações climáticas, prosseguida pelo Município de Torres Vedras, entrou em funcionamento a mais recente instalação municipal para produção própria de energia elétrica de origem renovável, através da fonte solar, tendo sido instalada na cobertura do Mercad (...)

Imagem da Notícia Torres Vedras acolheu reunião executiva do projeto “LxAquila”

Agenda / Ambiente

Evento
Exposição

Calendário do Advento

Centro de Educação Ambiental

4 de dezembro a 6 de janeiro 2026

Os trabalhos resultantes de um concurso promovido pelo Centro de Educação Ambiental para celebrar o Natal, dirigido ao público escolar (do pré-escolar ao secundário) e público sénior, irão estar expostos naquele equipamento municipal, de 4 de dezembro de 2025 a 6 de janeiro de 2026. A (...)

Evento
Oficina infantojuvenil

Os peixes e eu!

Centro de Educação Ambiental

10 de janeiro de 2026 | sábado

O Centro de Educação ambiental recebe, no dia 10 de janeiro, pelas 14h30, a oficina "Os peixes e eu!", dirigida a famílias com crianças com idades a partir dos 7 anos. Esta atividade gratuita está integrada no programa "Ciência em família". Será que o nosso corpo tem semelhanças com o (...)

Curso/Oficina

Oficina de Costura | De resíduo têxtil a mala carnavalesca

Outro

Centro Operacional Municipal (COM), Matos Velhos, Paúl

17 de janeiro de 2026 | sábado

Na oficina de costura "De resíduo têxtil a mala carnavalesca", que decorrerá dia 17 de janeiro, pelas 15h00, no Espaço do Salpico, no Centro Operacional Municipal (COM), em Matos velhos, Paúl, cada participante irá aprender a confecionar uma mala carnavalesca inspirada no tema do Carnaval (...)

Curso/Oficina

Workshop | Cosmética Natural

Centro de Educação Ambiental

24 de janeiro de 2026 | sábado

Junte-se a nós para aprender a criar a sua própria cosmética natural. O workshop "Cosmética Natural", que decorrerá no dia 24 de janeiro, das 15h00 às 18h00, no Centro de Educação Ambiental, em Torres Vedras, destina-se à aprendizagem de técnicas, que permitem produzir produtos naturais. (...)

voltar ao topo ↑