Conteúdos desta página:
- Enquadramento
- Operação de Reabilitação Urbana de Arenes
Enquadramento
A ARU de Arenes incide sobre o setor urbano da Várzea de Arenes, entre a linha de caminho ferro e o bairro ferroviário (a sul e poente), a Avenida das Guerras Peninsulares (a norte), a Estrada Nacional 115 (Rua Manuel de Arriaga), o núcleo urbano de Arenes e o Aqueduto (a nascente).
A Várzea de Arenes, o morro do Forte da Forca, o Bairro Silvestre, o Bairro do Padeirão, o Bairro do Reguengo, o Bairro Arenes e o Bairro das Covas são alguns dos espaços abrangidos.
Importa realçar que o Bairro das Covas apresenta um elevado nível de obsolescência de edificado e de infraestruturas, consequência da diminuição da função industrial e de armazéns.
A delimitação e constituição da ARU de Arenes visa melhorar as condições de intervenção e reabilitação do conjunto dos espaços urbanos desta área, de acordo com os objetivos e âmbito de incidência da política de reabilitação urbana.
Na ARU de Arenes encontra-se o Aqueduto de Torres Vedras, monumento nacional, assim como o Forte da Forca, o edifício da Estação Ferroviária, o armazém da AZEOL, o Instituto da Vinha e do Vinho e o antigo refeitório da Casa Hipólito.
O conjunto desta ARU pode ser caracterizado por seis unidades urbanas diferenciadas, com condições distintas de obsolescência do edificado e das infraestruturas:
- Estação Ferroviária e Bairro Jardim (Bairro dos Ferroviários)
- Conjunto urbano do Bairro das Covas, Instituto da Vinha e do Vinho e Páteo Filipe José Dias
- Estádio Manuel Marques e Tomix
- Área urbana de Arenes
- Várzea de Arenes (área de atividades económicas)
- Morro do Forte da Forca e Bairro Silvestre/Casal das Voltas
A ARU de Arenes foi publicada em 2018, através do Edital n.º 105/2018, de 11 de junho.
Abrange cerca de 72 hectares, constituindo-se como uma zona de cariz industrial, periférica no contexto urbano da Cidade. Caracteriza-se pela baixa taxa de edifícios destinados à habitação, compreendendo 499 residentes, 290 alojamentos e 138 edifícios.
Operação de Reabilitação Urbana de Arenes
Para a ARU em apreço, foi decidido que a constituição da ORU ocorresse em momento posterior à delimitação da ARU, de modo a permitir uma melhor ponderação sobre o tipo de ORU a estabelecer (simples ou sistemática) e uma articulação e integração mais consistente entre os objetivos da ARU, as unidades de intervenção a definir e o respetivo modelo de execução e de financiamento.
Apresenta-se o projeto de constituição da operação de reabilitação urbana sistemática da Área de Reabilitação Urbana de Arenes, na cidade de Torres Vedras, tendo por base o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana para a mesma área.
- A Operação de Reabilitação Urbana de Arenes pode ser consultada aqui.
- Projetos a desenvolver no âmbito do programa Arenes - Regeneração Urbana Integrada