Escola Básica de Ventosa
Com capacidade para 437 crianças, a Escola Básica de Ventosa, situada no Casal Oureça e envolta por uma bela paisagem vinhateira, concentra todos os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico da respetiva freguesia, proporcionando excelentes condições de aprendizagem e estadia. O equipamento escolar municipal foi inaugurado no dia 8 de setembro de 2013.
O Escola Básica de Ventosa divide-se em três núcleos distintos: um destinado ao 1.º ciclo do ensino básico, outro ao ensino pré-escolar e ainda um terceiro a espaços de apoio comum.
O núcleo para o ensino pré-escolar conta com cinco salas de atividade, uma sala de prolongamento, instalações sanitárias, vestiários, arrecadações, zona de circulação e uma área de recreio.
O núcleo destinado ao 1.º ciclo do ensino básico é constituído por 12 salas de aula, seis áreas para expressão plástica, instalações sanitárias, uma sala de educação musical, zonas de circulação e arrecadações.
Do núcleo de apoio comum fazem parte um vasto conjunto de espaços como uma cozinha, um refeitório/sala polivalente, um gabinete médico, uma sala de docentes, uma sala de não docentes, um gabinete para a coordenação do estabelecimento de ensino, instalações sanitárias, uma sala de reuniões, uma biblioteca/centro de recursos, um ginásio e balneários.
A área exterior desta escola tem um espaço desportivo coberto e outro descoberto, zonas verdes e de recreio e espaços para estacionamento e circulação.
De referir, também, que o espaço interior da mesma conta com obras dos artistas Antero Valério e Jorge Ponce.
O projeto deste estabelecimento de ensino foi gentilmente oferecido pela arquiteta Ana Timóteo, tendo o equipamento do mesmo sido oferecido pela Eólica Terra do Mato.
O investimento relativo à criação da Escola Básica de Ventosa ascendeu a 5.892.780 euros (incluindo a empreitada e a aquisição de terrenos e equipamentos), tendo sido comparticipado em 2.922.277 de euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Antes da intervenção
Construção de raiz
Depois da intervenção