Projetos
Conteúdos desta página
Projeto "Praia Segura"
O projeto "Praia Segura" nasceu em 2009, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e outras entidades públicas e privadas. A ocupação intensiva das praias em todo o litoral justifica um reforço dos meios de segurança, nomeadamente para a prestação de primeiros socorros e salvamento.
O projeto consiste no patrulhamento durante a época balnear da costa do Concelho, com especial incidência nas praias não concessionadas, por dois nadadores salvadores numa viatura devidamente equipada; na vigilância da referida costa por meio de parapente, também durante toda a época balnear; e na disponibilização de um sistema de comunicação de emergência - SOS Talking - em algumas praias não vigiadas do Concelho.
SOS Talking
O SOS Talking é um sistema de comunicações de emergência que pretende contribuir para promover as condições de segurança dos banhistas num espaço balnear não vigiado. Enquadrando-se numa vertente de Segurança e Proteção Civil, o SOS Talking permite, neste caso, o apoio ao banhista de uma forma rápida e eficaz.
Como funciona?
- Este sistema está instalado num painel com três metros de altura e funciona de modo completamente autónomo, sendo alimentado por um painel solar;
- Ao ser premido o botão, é desencadeada uma chamada de voz por GSM (Sistema Global de Comunicações Móveis) para a Viatura Móvel do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), responsável pela segurança na área, que no caso de Torres Vedras é direcionado para a Viatura “Praia Segura”;
- Em simultâneo, é enviado um SMS para um computador, instalado na Polícia Marítima, identificando o local onde foi efetuado o alerta;
- O SOS Talking tem ainda um dispositivo de segurança que permite enviar alertas, para o computador e telemóvel, caso a sua bateria esteja fraca e possa comprometer a funcionalidade do mesmo. Permite, também, efetuar testes de rede, de forma a garantir e proporcionar as melhores condições de comunicação;
- O Serviço Municipal de Proteção Civil executa periodicamente testes de comunicação, in loco, ao SOS;
- Para garantir o não aparecimento de falsos alarmes, o SOS só inicializará a chamada de emergência quando o botão for premido por mais de 3 segundos.
Parceiros do SOS Talking:
Projeto "A Proteção Civil vai à Escola"
O projeto "A Proteção Civil vai à Escola" insere-se no programa de sensibilização pública do Serviço Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras - SMPC e destina-se aos alunos de 1º ciclo do ensino básico, nomeadamente aos alunos do 3º e 4º anos.
As sessões têm a duração de 1h30m e têm como objetivo preparar os aluno para a vida ativa e para o exercício da cidadania, informar sobre os vários riscos e perigos, educar para a prevenção e minimização de riscos, criar e fomentar uma cultura de segurança, desenvolver competências no âmbito da prevenção e autoproteção e estimular atitudes e comportamentos responsáveis e adequados em situações de emergência.
Todas as atividades necessitam de marcação prévia e estão sujeitas à disponibilidade do SMPC. As marcações deverão ser efetuadas por turma, até um máximo de 26 alunos, através da ficha de inscrição, disponível em www.cm-tvedras.pt/programa-pedagogico.
Educar para a segurança é educar para a prevenção.
Propostas de formação:
- Apresentações eletrónicas;
- Visualização de filmes;
- Realização de jogos didáticos;
- Realização de exercícios e simulacros.