Plano Local de Leitura 2020-27

A leitura é “uma condição básica transversal a todo o conhecimento, uma competência multimodal de literacia que combina diferentes linguagens, textos e formatos, e um direito humano com impacto direto no crescimento pessoal dos indivíduos, no desenvolvimento económico, social e cultural do país e na qualidade da nossa democracia, inclusão e cidadania” (Quadro Estratégico Plano Nacional de Leitura, 2017: 7).

Em termos sucintos, o Quadro Estratégico Plano Nacional de leitura 2027 propõe-se reforçar o trabalho realizado pelo Plano anterior (2006), onde, ao invés de se concentrar exclusivamente na população juvenil se propõe a uma maior abrangência de públicos, desde a 1ª infância à população com mais de 65 anos, referindo também públicos-alvo estratégicos como é o caso de adultos em situação de qualificação e pessoas com necessidades educativas especiais. Neste sentido é essencial o estabelecimento de parcerias que vão além da escola e das bibliotecas municipais, nomeadamente em espaços não-convencionais de leitura como é o caso de hospitais, centros qualifica, instituições de cariz social etc.

Perante os desafios que hoje se impõem, além dos hábitos e práticas de leitura, o Plano vem reconhecer a relevância das diferentes literacias – mediática, científica, saúde e de informação – essenciais para o exercício da cidadania.

Considerando o interesse nacional e municipal em aprofundar e estender parcerias, a “Resolução do Conselho de Ministros 48-D/2017 prevê uma renovada participação e articulação com as autarquias, no sentido de levar por diante esta política pública de leitura a nível nacional e local” (in https://pnl2027.gov.pt/np4/pll_introducao.html). Neste sentido o Município de Torres Vedras aceitou o desafio lançado pelo PNL2027, assinando um Acordo de Parceria para a implementação do Plano Local de Leitura em julho de 2018.

A implementação de um plano à esfera local tem por principais objetivos a potenciação dos meios existentes, mobilização de diferentes parceiros e a promoção de um trabalho colaborativo entre os territórios, comunidades intermunicipais e associações de municípios. Este deverá ser um Plano co-construído e assente em metodologias participativas que envolvam os stakeholders, comunidade e cidadãos.

Consulte aqui o Plano Local de Leitura 2020-27.