Agenda
Relevos da Estação
Oficina de expressão plástica
19 de dezembro de 2026 | sábado
|
10h00 às 13h00
Local: Porta 5 - Espaço Cultural
Destinatários: famílias (com crianças entre os 8 e os 12 anos)
Esta oficina para famílias propõe uma incursão pelos gestos e materiais que anunciam o Natal. Numa primeira parte, os participantes constroem, do princípio ao fim, uma coroa natalícia, começando por dar forma a um aro em vime ou videira, que depois compõem com elementos vegetais da época disponibilizados (ramos, pinhas, folhagens). Numa segunda parte, a atenção volta-se para pequenos elementos decorativos que evocam o espírito natalício: sobre folha de estanho, os participantes gravam baixos-relevos, explorando a pressão do gesto sobre um material fino e maleável para criar estrelas, silhuetas ou outros motivos próprios do imaginário do Natal.
Esta técnica de gravação por pressão é conhecida como repuxado (ou repoussé): o metal maleável é moldado a partir do lado oposto, empurrado até ganhar relevo do lado visível. O seu nome deriva do francês pousser, "empurrar", e tem uma longa tradição na arte popular, usada há séculos para decorar objetos, utensílios e peças de culto, aqui trazida para uma escala doméstica e lúdica, ao alcance de qualquer participante. As duas partes da atividade, a natural e a metálica, resultam numa pequena composição decorativa que cada família leva consigo.
Inscrições: galeriaservicoeducativo@cm-tvedras.pt | 261 334 041 (até dia 10 de dezembro)
Atividade Gratuita
Lotação: min.3, máx 8 famílias
acesso a público com mobilidade condicionada
R. Roque Ferreira Lobo, nº 5
Torres Vedras
261 334 041/261 334 042
galeria@cm-tvedras.pt/galeriaservicoeducativo@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps
Esta atividade contribui para o seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU):




