Escola Básica da Maceira aprendeu com a ColorADD

color add

A Câmara Municipal de Torres Vedras, as Óticas-OCT e o Institutoptico, em parceria com a ColorADD, realizaram uma sessão de esclarecimento sobre o daltonismo junto dos professores e alunos da Escola Básica da Maceira no dia 9 de maio.

A ColorADD é uma organização que tem como missão facilitar a identificação de cores para os daltónicos, contribuindo de forma determinante para a sua integração social e bem-estar. O seu código oferece uma linguagem única, universal, inclusiva e não discriminativa que permite ao daltónico identificar cores, sempre que a cor for um fator de identificação, orientação ou escolha. Na ação realizada com os alunos da EB Maceira, foram cedidos óculos que permitem simular como vê uma pessoa com daltonismo, fazendo com que tivessem de usar o código ColorADD para a realização das tarefas propostas, como pintar.

Esta ação pretende sensibilizar para as dificuldades de quem é daltónico e tornar a escola mais inclusiva, à semelhança do que é feito em outros espaços públicos no Concelho, como nas praias.

Realiza-se anualmente em escolas do Concelho, em parceria com as Óticas OCT, que fizeram rastreios visuais às crianças para despiste do daltonismo e outras condições que afetam a saúde visual.

Publicado: 14.05.2024 - 14:31 horas