Plano de Compromissos do Município para com a freguesia de A dos Cunhados foi apresentado
27.07.2026
A dos Cunhados é Freguesia Sede de Concelho durante o mês de julho e, no âmbito deste programa, decorreu na tarde do passado sábado, 25 de julho, a sessão de fecho onde foi apresentado o Plano de Compromissos do Município para com a Freguesia e realizada a assinatura do Contrato de Comodato com a Associação para o Desenvolvimento e Melhoramento da Póvoa de Penafirme. A sessão realizou-se no Auditório da Junta de Freguesia de A dos Cunhados e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Sérgio Galvão, da vereadora Bárbara Amaro, do presidente da Junta de Freguesia, Sérgio Ferreira, de membros do executivo da junta e de cerca de 50 participantes.
Ao longo do mês realizaram-se diversas iniciativas no âmbito do programa, entre as quais a sessão participativa de 4 de julho, que proporcionou um diálogo direto entre a população e o executivo municipal. Decorreram igualmente visitas institucionais ao Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Luz, à ASPA – Associação de Solidariedade e Promoção de A dos Cunhados, à Associação para o Desenvolvimento das Paradas, ao Sobreirense, às escolas da Boavista, Penafirme e Bombardeira, bem como às empresas Campoeste, S.A. e Horto Descanso, Lda.
Durante o mês foram ainda assegurados os atendimentos aos munícipes que o solicitaram, tendo igualmente decorrido a reunião de Câmara não pública, a Comissão Permanente do Conselho Municipal de Educação, a reunião de Coordenação e o Conselho de Administração dos SMAS.
A sessão de encerramento teve início com uma atuação de Guilherme e Xana, elementos do grupo musical Abel Alves. Seguiu-se a apresentação, pelo presidente da Câmara Municipal, do Plano de Compromissos para os próximos dois anos, resultado do trabalho desenvolvido ao longo do mês e das necessidades identificadas em conjunto com a Freguesia e a população. São eles:
2026
- Equipamento público
- Conclusão da Unidade de Saúde Familiar Espaço Público
- Estudo para a execução de passeios até à Unidade de Saúde familiar e Escola Básica de A dos Cunhados
- Estudo de mobilidade e sinalização para a Rua D. Manuel II e Rua do Montepio
- Estudo para a requalificação do Largo da Cruz em A dos Cunhados
- Apoio Social
- Contrato de Comodato com a Associação para o Desenvolvimento e Melhoramento da Póvoa de Penafirme
2026/2027
- Apoio social
- Ações de sensibilização sobre a separação de resíduos (SMAS) em Empresas com elevado número de migrantes
- Folheto informativo, em linguagem simples e multilingue, focado nas regras de separação e deposição de resíduos e reciclagem
- Articulação com o IEFP para a integração de conteúdos de formação cívica nos cursos de Português Língua de Acolhimento
- Mobilidade / sinalização
- Colocação de passadeiras sobrelevadas na localidade de A-dos-Cunhados e Santa Cruz
- Ambiente
- Plano de restauro e manutenção do Rio Alcabrichel
- Resíduos
- Colocar moloks na Freguesia
- Melhorar a recolha de resíduos
- Saneamento
- Estudo para a execução do saneamento da Rua das Fontainhas, Boavista
2026/2027/2028
- Apoios ao Associativismo / Apoio para obtenção de Licenças:
- Associação para o Desenvolvimento das Paradas
- Associação para o Desenvolvimento e Melhoramento da Póvoa de Penafirme
- ASPA - Associação de Solidariedade e Promoção de A dos Cunhados
- Clube Académico de Penafirme
- Clube Desportivo Cultural e Recreativo da Boavista de A Dos Cunhados
- Grupo Desportivo Palhagueirense
- Sobreirense - Associação Social Recreativa Cultural e Desportiva do Sobreiro Curvo
2027/2028
- Educação
- Conclusão da EB1 / JI de A-dos-Cunhados
- Proteção Civil
- Unidade local de Proteção Civil
- Comunicação
- Colocar MUPI para informação atualizada da Freguesia e do Município
Em acompanhamento
- Mobilidade
- Requalificação dos arruamentos que fazem a ligação às rotundas da variante da A8 às Palhagueiras
- Conclusão da Ecopista junto ao Rio Alcabrichel
- Equipamentos públicos
- Requalificação da EB1 / JI da Póvoa de Penafirme
Alcatroamentos (2026/2027)
- A dos Cunhados
- Rua José Rodrigues | 400 metros/lineares
- Rua do Cemitério | 250 metros/lineares
- Vale da Borra
- Rua Nossa Senhora de Fátima | 750 metros/lineares
- Boavista / Casal da Serra
- Rua dos Caçadores | 350 metros/lineares
- Largo da Sede + Rua das Fontainhas | 450 metros/lineares
- Bombardeira
- Rua da Luz | 300 metros/lineares
- Casal d'além
- Rua José Manuel Moreira | 600 metros/lineares
- Rua do Além | 900 metros/lineares
- Palhagueiras
- Rua do Retiro | 1450 metros/lineares
- Praceta do Laurentino | 150 metros/lineares
- Póvoa de Penafirme
- Rua Mira Mar | 450 metros/lineares
- Paradas
- Rua da Azenha | 100 metros/lineares
- Total: 6150 metros/lineares
- Total: 6150 metros/lineares
- Rua da Azenha | 100 metros/lineares
O programa "A dos Cunhados | Freguesia Sede de Concelho" prossegue agora com a realização da reunião pública da Câmara Municipal de Torres Vedras, marcada para 28 de julho, às 9h30, e transmitida em direto através dos canais informativos do Município.





