1.ª Quinzena Gastronómica do Carapau foi um sucesso
04.07.2019
Terminou no dia 30 de junho a primeira edição da Quinzena Gastronómica do Carapau do ecoMAR promovida pela Agência de Desenvolvimento Costeiro ECOCOAST e operacionalizada pelo Grupo de Ação Local ecoMAR
Esta iniciativa decorreu em 17 estabelecimentos de restauração dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã que desenvolveram e promoveram pratos recorrendo ao carapau como elemento central, os quais foram desde o tradicional carapau grelhado até várias outras propostas como o carapau brazeado com saladinha de legumes crocantes e vinagrete balsâmico, os rissóis e pataniscas de carapau (entrada), o filete de carapau com malandrinho de ameijoas e limão, o carapau com broa ou o carapau à brás. De referir que alguns destes pratos foram especificamente criados no âmbito desta Quinzena do Carapau.
A iniciativa teve uma excelente aceitação por parte do público, que procurou experimentar os diferentes pratos de carapau proporcionados nos estabelecimentos aderentes à mesma.
Recorde-se que a Quinzena Gastronómica do Carapau foi um evento que pretendeu sensibilizar o público em geral para o consumo deste peixe, uma espécie abundante na costa da região, de elevada qualidade e de grande valor nutritivo, cuja disponibilidade no mercado não se encontra em risco de stock.
Integrou-se numa campanha nacional intitulada “Carapau é boa onda!” promovida pela DOCAPESCA, tendo esta entidade também sido parceira da iniciativa.
Segundo a DOCAPESCA o carapau pode ser considerado um “verdadeiro peixe português, porque representa o que o nosso país tem de melhor: o mar, a genuinidade, a tradição, os sabores intensos, os bons momentos à mesa e a popularidade”.
Esta quinzena dedicada à promoção do carapau traduziu-se numa mais-valia para o território costeiro de Torres Vedras e da Lourinhã, dado que valorizou um produto capturado na costa destes concelhos, para além de ter estimulado e promovido a restauração e a hotelaria locais por meio da gastronomia.
Tendo em conta o sucesso registado nesta primeira edição da Quinzena Gastronómica do Carapau do ecoMAR, tudo aponta para que em 2020 se realize uma nova edição da iniciativa.
Recorde-se que o ecoMAR constitui-se como uma parceria que visa a implementação de projetos com vista ao desenvolvimento da zona costeira dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, mais concretamente no que concerne à inovação, à comercialização de pescado, à qualificação profissional, aos mercados locais e à promoção do turismo aquático.
O evento contou com o apoio dos municípios de Torres Vedras e da Lourinhã, sendo também de referir que a rede social Zomato dedicou uma coleção própria ao mesmo.