10.º aniversário da PPLSSA tem estado a ser comemorado durante o mês de maio

25.05.2022

Imagem da 2.ª Feira da Paisagem

A primeira década da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira (PPLSSA) tem estado a ser celebrada durante o corrente mês de maio com um programa de atividades organizado pelo Município.

Esse programa teve início logo no primeiro dia do mês, com a realização de duas atividades: a 2.ª edição da Feira da Paisagem, no âmbito da qual o Largo do Coreto, na Ribaldeira, recebeu uma mostra de produtos gastronómicos e artesanato de produtores locais e da região, bem como ações de animação (uma atividade em que se verificou uma considerável afluência de público e que foi apoiada pela União das Freguesias de Dois Portos e Runa); e uma caminhada interpretativa que se focou no património natural e cultural das Serras do Socorro e Archeira (uma atividade cuja realização contou com o apoio da AGEO - Associação Geoparque do Oeste, e em que participaram 12 pedestrianistas).

No dia 5 realizou-se a cerimónia de comemoração do 10.º aniversário da PPLSSA, no centro interpretativo da mesma, localizado na Cadriceira. Uma cerimónia em que a vereadora do Ambiente e da Sustentabilidade da Câmara Municipal, Dulcineia Ramos, abordou a evolução e o futuro daquela paisagem protegida local e em que foram reconhecidas personalidades e entidades que têm sido fundamentais para o desenvolvimento sustentável do território das Serras do Socorro e Archeira.

O programa comemorativo do 10.º aniversário da PPLSSA teve como outra das suas atividades um “Dia Aberto de Trail Running”, realizado na área desta paisagem protegida local, no dia 14, o qual foi orientado pelo atleta Hélio Fumo e pelo seu treinador Rui Raposo, e que contou com 18 participações. No dia anterior, Hélio Fumo e Rui Raposo tinham sido preletores numa tertúlia sobre trail running, a qual teve lugar no Centro de Educação Ambiental, e em que se registou 45 participações. De referir que a realização destas duas últimas atividades teve o apoio do Turres Trail Clube.

As comemorações da primeira década da PPLSSA chegaram ao seu término no passado domingo, dia 22, com a realização do percurso pedestre “Rota da Paisagem”. 26 pedestrianistas participaram nesta atividade, que contou com o apoio da Associação de Marchas e Passeios do Concelho de Torres Vedras, e em que se deu a conhecer património natural, religioso e histórico-militar existente na área daquela paisagem protegida local.

Mais informação sobre a PPLSSA pode ser obtida neste site.

Última atualização: 26.05.2022 - 11:04 horas