Torres Vedras

10 anos de “Atitude Positiva”…

26.09.2014

Atitude Positiva é o que o Município quer ver nos jovens no concelho…

Também por essa razão tem vindo a apoiar o projeto com este nome, levado a cabo há dez anos a esta parte pelo Académico de Torres Vedras.

No dia 23 de setembro realizou-se uma conferência de imprensa de balanço desta iniciativa, no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal.

Implementado em escolas do concelho, o Atitude Positiva surgiu, recorde-se, como uma resposta principalmente a problemas de comportamento existentes nas mesmas relacionados com o consumo de substâncias proibidas. A inexistência de psicólogos nos estabelecimentos de ensino locais para fazer face a esse problema levou à elaboração do referido projeto no âmbito de uma candidatura ao Instituto das Drogas e da Toxicodependência. Pretende-se, por isso, com esta iniciativa, desde o seu início, criar condições favoráveis à adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis por parte dos estudantes, mediante a promoção de competências pessoais e sociais, a divulgação de informação e o acompanhamento e encaminhamento de situações de risco, para além de se facultar formação complementar aos agentes educativos, nomeadamente aos docentes, auxiliares de ação educativa e encarregados de educação (as quais já ultrapassaram as mil horas), que têm reconhecido a sua importância.

Em relação ao início do projeto, verifica-se atualmente, no âmbito do mesmo, realce-se, uma diminuição do consumo de álcool e tabaco.

De referir, também, que o Atitude Positiva inclui atualmente o apoio à transição escolar em termos de ciclos de ensino (do 1.º para o 2.º e do 2.º para o 3.º), sendo esta uma vertente de sucesso tendo em conta a redução do absentismo escolar provocado e o facto da taxa de reprovação nos alunos abrangidos ser abaixo da média nacional. Saliente-se que o Transição Positiva passou a realizar-se em 22 grupos (mais 4 do que anteriormente).

Atualmente 2.013 alunos dos agrupamentos de escolas Henriques Nogueira, Madeira Torres, Padre Vítor Melícias e S. Gonçalo são abrangidos pelo Atitude Positiva (mais 1.301 do que no início), sendo que 803 integram quatro dos seus programas de longa duração.

A novidade neste projeto prende-se com a temática da Igualdade de Género, uma vertente nova destinada a alunos do 4.º ano de escolaridade, o que está relacionado com o programa comunitário Comenius Regio e mais concretamente com o projeto Equality Sounds Good, Express it Yourself!, que tem estado a ser desenvolvido pelo Município em parceria com outras entidades portuguesas e espanholas. Esse trabalho está a passar pelo desenvolvimento de competências socio emocionais focadas na temática respetiva.

Uma das alterações estruturais no Atitude Positiva tem sido a priorização da intervenção de caráter precoce, com um reforço do número de grupos de intervenção prolongada junto do 1.º ciclo do ensino básico.

De realçar que o Atitude Positiva é um projeto certificado pela comunidade científica, o qual tem sido cada vez mais abordado em revistas científicas e conferências internacionais, além de internamente já ter sido elogiado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e replicado em outros locais do país.

Última atualização: 03.06.2020 - 20:35 horas
voltar ao topo ↑