12 praias de Torres Vedras receberam o galardão Qualidade de Ouro 2021

21.05.2021

Imagem gráfica da bandeira Qualidade de Ouro

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza atribuiu o galardão Qualidade de Ouro 2021 a 12 praias de Torres Vedras, reconhecendo novamente a qualidade da água balnear do litoral do Concelho.

As praias galardoadas são: Foz do Sizandro, Amanhã, Azul, Centro, Física, Mirante, Navio, Pisão, Porto Novo, Santa Helena, Santa Rita Norte e Santa Rita Sul.

De acordo com os critérios definidos em 2021, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro” têm de ser respeitados os seguintes parâmetros: qualidade da água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020); todas as análises realizadas na última época balnear (2020) deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli; e na última época balnear (2020), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência ou aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

Os dados utilizados nesta avaliação baseiam-se na informação pública oficial, tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

Publicado: 21.05.2021 - 17:32 horas