16.ª edição da “Temporada Darcos” chegou ao fim

29.12.2023

Imagem do concerto

Foi com um concerto de guitarra portuguesa, levado a cabo por Miguel Amaral, intitulado Depois de Carlos Paredes, que chegou ao fim a edição de 2023 da “Temporada Darcos” (a 16.ª).

Nesse recital, que se realizou na noite do passado dia 16 de dezembro, no Espaço Darcos, em Torres Vedras, e em que foi percorrida a identidade solista da guitarra portuguesa, interpretaram-se obras de Carlos Paredes, Pedro Caldeira Cabral, Ricardo Rocha e do próprio Miguel Amaral, para além de uma composição que cruza a música eletrónica com as sonoridades da guitarra portuguesa, da autoria de Dimitris Andrikopoulos.

Recorde-se que a “Temporada Darcos" constitui-se como uma iniciativa singular no panorama musical nacional na qual se divulga fundamentalmente a música clássica segundo as suas diversas abordagens e matizes estilísticas, sendo dirigida pelo compositor e maestro torriense Nuno Côrte-Real. Os espetáculos desta temporada são na sua maioria interpretados pelo grupo Ensemble Darcos, um dos grupos de referência de música de câmara portugueses da atualidade, o qual é dirigido também por Nuno Côrte-Real e apresenta uma formação que varia consoante o programa de concerto. De realçar que têm participado na “Temporada Darcos” aclamados solistas e orquestras nacionais e internacionais, bem como proeminentes figuras do panorama musical nacional como comentadores. Sendo coorganizada pela Câmara Municipal e pela Darcos - Associação Cultural, a “Temporada Darcos” tem como ponto de partida o Concelho.

Dos espetáculos apresentados em 2023 no âmbito da “Temporada Darcos” (os quais foram, na sua maioria, dirigidos também por Nuno Côrte-Real), sublinhe-se aqueles que tiveram lugar no Concelho (para além do já referido concerto de guitarra portuguesa), nomeadamente:

- o concerto/bailado A Sagração da Primavera (realizado no dia 22 de janeiro, no Teatro-Cine), em que a Vortice Dance Company (por meio de uma coreografia concebida por Cláudia Martins e Rafael Carriço) e a Orquestra Sinfónica do ESMAE proporcionaram uma abordagem moderna à referida obra de I. Stravinsky, tendo ainda sido interpretadas no espetáculo obras de S. Azevedo, N. Côrte-Real e C. Debussy;

- o concerto Imperador (realizado no dia 8 de março, no Teatro-Cine), integrado no ciclo “Europa Sinfónica”, o qual foi levado a cabo pela Orquestra da Ópera Estatal da Hungria e pelo pianista António Rosado, em que se interpretou a obra homónima de L. van Beethoven, bem como composições de N. Côrte-Real e W. A. Mozart;

- o concerto Lisbon-Kabul: Music Itineraries of Wonder (realizado no dia 4 de abril, no Teatro-Cine), em que se proporcionou a escuta das sonoridades afegãs do ANIMP - Instituto Nacional de Música do Afeganistão, da música de câmara do grupo Ensemble Darcos e de fado interpretado por Marco Oliveira (voz) e Miguel Amaral (guitarra portuguesa), tendo na ocasião sido estreadas obras da autoria deste último músico e de N. Côrte-Real;

- um concerto com o clarinetista Vicente Alberola e o Ensemble Darcos (realizado no dia 30 de abril, na Quinta da Almiara), em que foi estreada uma obra da autoria de S. Ross, tendo ainda na ocasião sido interpretadas obras de A. Glazunov e J. Brahms;

- o concerto de lançamento do CD Florbela Porter (realizado no dia 24 de junho, em instalações da Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa), levado a cabo pelo Ensemble Darcos e pelas sopranos Lara Martins e Eduarda Melo, em que foram interpretadas obras de N. Côrte-Real, G. Gershwin e C. Porter;

- o concerto relativo à primeira edição do Prémio Internacional de Composição Darcos (realizado no dia 14 de julho, no átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal), protagonizado pelo Ensemble Darcos e pela meio-soprano Carolina Figueiredo, em que se interpretaram as obras finalistas do referido concurso (da autoria de A. V. d’ Almeida e E. Orkin), bem como outras duas, da autoria de C. Debussy e E. Carrapatoso;

- o concerto Folias (realizado no dia 30 de setembro, no Teatro-Cine), que assentou na interpretação de uma obra homónima de N. Côrte-Real estreada na ocasião, o que foi efetuado pelo Ensemble Darcos e pelo Coro Ricercare;

- o concerto Les Nuits d’ Eté, levado a cabo pela Orquestra da Toscana com a participação da soprano Eduarda Melo, integrado no ciclo “Europa Sinfónica” (realizado no dia 12 de outubro, no Teatro-Cine), em que se interpretaram obras de N. Côrte-Real, H. Berlioz e L. van Beethoven;

- e o concerto do tubista Sérgio Carolino e do Ensemble Darcos (realizado no dia 17 de novembro, no Centro de Artes e Criatividade), em que foram interpretadas duas obras estreadas na ocasião (da autoria de A. V. d’ Almeida e de D. Schvetz), bem como duas outras, da autoria de K. Penderecki e E. Elgar.

De referir ainda, que fora do território do Concelho, outros espaços acolheram os espetáculos da “Temporada Darcos”, mais concretamente o Coliseu de Lisboa, o Coliseu do Porto, o Centro Olga Cadaval (em Sintra), o Eiffel Arts Studios (em Budapeste), a Aula Magna e o Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, o Teatro Maria Matos (em Lisboa), o Anfiteatro Chimico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (em Lisboa), o Museu do Dinheiro (em Lisboa), o Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa, o Largo de São Carlos (em Lisboa), o Salão Nobre da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa e a Sala Festa Manifattura Tabacchi (em Florença).

A “Temporada Darcos” regressa em 2024 para a sua 17.ª edição.

Última atualização: 03.01.2024 - 11:24 horas