212 mil visitantes na Feira de São Pedro em 2024

12.07.2024

A edição deste ano da Feira de São Pedro, realizada na Expotorres, em Torres Vedras, de 27 de junho a 7 de julho, contou com a presença de aproximadamente 212 mil visitantes. O número inferior a 2023 deve-se às condições climatéricas nos dois primeiros dias do evento e, também à realização dos jogos de Portugal no Campeonato Europeu de futebol.

No entanto, não foi por isso que o evento deixou de ser um sucesso, porque para além de celebrar 731 anos, também contou com mais de 350 expositores, preenchendo completamente a área do evento, sendo 162 expositores de produtos e serviços, 109 feirantes tradicionais, 30 locais de venda de artesanato, 26 espaços de divertimentos e jogos, áreas de restauração (com cinco restaurantes e oito tasquinhas), 32 espaços de comida e bebida (diversos doces) e uma zona de animação (com cinco bares).

O êxito desta edição deve-se, também, aos três grandes concertos, que tiveram lugar no Parque da Cerca de Santa Maria. O concerto de Bárbara Bandeira, no dia 5 de julho, Pedro Abrunhosa, no dia 6 de julho e Ivandro, no dia 7 de julho, que criaram memórias inesquecíveis aos visitantes da Feira de São Pedro.

Os vinhos da Região de Lisboa também estiveram em destaque no espaço Vinho nas Linhas, no pavilhão Multiusos, que contou com a presença de 19 produtores. Um espaço que resultou de uma parceria com a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa. A Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO) também esteve presente, com um espaço dedicado à produção hortícola e às soluções tecnológicas para o setor.

O Auditório Feira de São Pedro – Caixa Agrícola de Torres Vedras acolheu, durante os 11 dias, várias conversas, palestras e conferências organizadas pela Agência Investir, abordando temas cruciais para o futuro, relacionados com o desenvolvimento do município, a agricultura sustentável e inovação, a floresta e o seu impacto. Entre as quais se destacam a conferência “Torres Vedras: os próximos 50 anos”, a 2.ª edição do seminário “Agricultura Sustentável - Modelos para um Futuro Produtivo e Resiliente”, o VI Fórum da Agricultura 4.0, a conferência “Pagar a horas, fazer crescer Portugal”, e o Fórum Florestal do Oeste - “Mosaico Florestal”.

Numa altura em que se comemora os 50 anos do 25 de abril, a Câmara Municipal de Torres Vedras traçou um retrato pelos 50 anos de Democracia no Concelho através de uma exposição, patente junto à entrada no Pavilhão Expo, e também os SMAS de Torres Vedras que apresentaram uma exposição “A Casa do cidadão 2030”.

A Feira de São Pedro continuou a ser um Ecoevento Valorsul, assumindo, cada vez mais o compromisso de redução do impacto ambiental e, por isso houve um intenso trabalho de recolha seletiva de resíduos, óleos e resíduos alimentares, e o valor monetário será entregue a uma instituição local. De salientar, que também existiram ações de sensibilização antes e durante o evento, tais como: uma campanha junto dos proprietários dos espaços de comida e bebida, com o intuito de sensibilizar a deposição seletiva de resíduos, através de uma distribuição de diferentes sacos e, ainda esteve presente uma equipa de mochileiros que percorreu o recinto, para incentivar as práticas sustentáveis e aumentar a conscientização ambiental entre os visitantes da feira.

Ao nível da segurança e do socorro, de destacar que a PSP voltou a marcar presença com a pulseira identificativa da campanha “Estou Aqui”, destinada a crianças dos 2 aos 15 anos, caso estas se sentissem perdidas, ou necessitassem de ajuda, bastava apresentá-las a um adulto (polícia, militar, bombeiro, ou profissional de saúde), que identificava o código e acedia aos registos. Para além disso, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), durante dois dias fizeram uma ação, com recurso a uns óculos simuladores, que desafiou os visitantes da Feira de São Pedro a experimentarem, num ambiente seguro, os efeitos do álcool e de substâncias psicotrópicas na condução.

A Feira de São Pedro é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da empresa Municipal Promotorres.

Última atualização: 12.07.2024 - 16:00 horas