3.ª edição do "Raid Hípico das Linhas de Torres Vedras"

03.04.2008

Cerca de 30 cavaleiros percorreram, no dia 29 de Março, os caminhos trilhados pelo regimento do exército inglês “Light Dragoons” na arriscada missão de patrulha e espionagem que essas tropas especiais realizaram durante as Guerras Peninsulares.

Na 3.ª edição do “Raid Hípico das Linhas de Torres Vedras”, uma prova singular em Portugal, conjugou-se, mais uma vez, de forma sustentada, a relevância histórica e turística da primeira linha daquele sistema de fortificações com o mais alto nível técnico de qualidade da modalidade de resistência equestre.

Fortes, estradas militares, monumentos religiosos, vilas e aldeias históricas, moinhos de vento, postos de comando do exército aliado que participou naquelas Guerras e quintas que albergaram os comandantes das tropas anglo-lusas foram alguns dos elementos patrimoniais que se puderem encontrar ao longo do percurso deste Raid que teve início na Quinta do Calvel (próximo do Carvalhal) e terminou na Serra do Socorro, o principal posto de comunicações e observações das “Linhas de Torres”.

O jantar de encerramento desta iniciativa teve lugar na Quinta de Vale do Corvo (próximo da Serra do Socorro), um espaço que também foi utilizado pelas tropas inglesas durante as invasões napoleónicas.

Organizado pelo CARE (Cavaleiros Associados pela Resistência Equestre), em parceria com a Quinta de Vale do Corvo, este Raid contou com o apoio da Câmara Municipal, inserindo-se na Plataforma Inter-Municipal para a criação da Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras.

Mais informações sobre este evento podem ser obtidas em: www.linesoftorresvedras.com.
Publicado: 22.04.2013 - 18:16 horas