8.ª edição do projeto “Moinhos” proporcionou estágios no estrangeiro a 30 alunos
13.06.2024
30 alunos de escolas do Concelho realizaram recentemente estágios curriculares e profissionais em 11 países europeus, no âmbito da 8.ª edição do projeto “Moinhos - Formar Para Inovar”.
A iniciativa foi composta por três fluxos de mobilidade, que aconteceram entre abril de 2023 e o passado mês de maio, tendo levado alunos recém-formados de cursos profissionais a realizar estágios na sua área de formação na Alemanha, em Malta, na França, na Irlanda, na Itália, na Chéquia, na Eslovénia, na Polónia, no Chipre, na Espanha e na Bulgária.
Com uma duração aproximada de 92 dias, os estágios realizados no âmbito da 8.ª edição do projeto “Moinhos” permitiram aos alunos beneficiários, que foram acompanhados por tutor no local de estágio, a aquisição de conhecimentos, o contacto com métodos e técnicas de trabalho distintas, além do desenvolvimento de competências linguísticas. Já a nível pessoal, a experiência vivida proporcionou a esses mesmos alunos um crescimento pessoal, na medida em que a mesma incentivou, por exemplo, a sua autonomia, a sua independência, o seu sentido de responsabilidade, o seu espírito empreendedor e a sua capacidade de gestão financeira.
Recorde-se que o projeto “Moinhos - Formar Para Inovar” é financiado pela União Europeia ao abrigo do programa "Erasmus +", sendo promovido por um consórcio do qual fazem parte a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas Madeira Torres, o Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, a Escola de Serviços e Comércio do Oeste e a SEMINFOR - Escola Profissional de Penafirme. Permitiu a já quase 500 alunos de escolas do Concelho realizarem estágios no estrangeiro (em 14 diferentes países europeus), ajudando estes jovens a construir planos de vida mais concretos e sustentáveis.