Torres Vedras

9.º “Cortejo Etnográfico”

22.08.2006

No passado dia 15 de Agosto realizou-se, em Santa Cruz, a 9.ª edição do Cortejo Etnográfico.
A iniciativa pretendeu recriar uma antiga tradição das populações rurais do concelho, que tinham por hábito organizarem, naquela data, uma “ida à praia”. Entre os últimos trabalhos das colheitas agrícolas e o início da época das vindimas, o “15 de Agosto” era, assim, uma zona de fronteira, vivida de forma festiva pelos “saloios”.
Envolvidos nesse ritual, os preparativos para o grande dia implicavam a participação de toda a comunidade como se de uma verdadeira festa se tratasse, onde não faltavam a boa mesa e o bom vinho. Vestia-se o fato de Domingo e lá se seguia para Santa Cruz em carroças e carros de bois.
À semelhança dos anos anteriores, o Cortejo Etnográfico voltou a contar com a presença dos ranchos folclóricos e grupos etnográficos do município, nomeadamente do Rancho Folclórico da Casa do Povo da Silveira, do Rancho Folclórico “Danças e Cantares de Campelos”, do Rancho de Folclore e Etnografia “Os Camponeses do Varatojo”, do Rancho Folclórico “Os Rurais do Furadouro”, do Rancho Folclórico e Etnográfico “Danças e Cantares da Mugideira”, do Rancho Folclórico da Colaria e do Rancho Folclórico e Etnográfico “Flores do Oeste”.
Milhares de pessoas assistiram ao habitual Desfile, composto por quatro percursos distintos, no decorrer do qual os ranchos folclóricos e grupos etnográficos levaram a cabo curtas actuações no Largo da Havaneza, tendo-se realizado, também, um passeio equestre.
A iniciativa prosseguiu com um almoço-convívio na Praia do Guincho e actividades lúdicas a lembrarem os tempos de outrora.
Publicado: 22.04.2013 - 18:10 horas
voltar ao topo ↑