“A Terra Treme” mobilizou a comunidade escolar da Freiria
06.11.2025
Torres Vedras reafirmou o seu compromisso para com a prevenção de catástrofes e segurança comunitária, ao participar no exercício de sensibilização sísmica “A Terra Treme”, que decorreu ontem, dia 5 de novembro, às 11h05, em todo o território nacional.
O principal momento deste exercício no Concelho teve lugar na Escola Básica de Freiria onde alunos, professores e funcionários participaram com o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil e dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.
Durante um minuto, todos os presentes naquele estabelecimento de ensino executaram os três gestos básicos que devem ser feitos no caso de ocorrência de um sismo - baixar, proteger e aguardar.
Nesta ação, o Serviço Municipal de Proteção Civil sensibilizou ainda para a importância de conhecer os procedimentos a adotar antes, durante e depois de um sismo e procedeu à entrega simbólica de diplomas de participação (um deles emitido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e o outro pela Câmara Municipal) à coordenadora da Escola Básica de Freiria.
O exercício foi também realizado no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras.
Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo.



