Ação de sensibilização abordou gabinetes de apoio ao aluno e à família
04.02.2011
Os gabinetes de apoio ao aluno e à família poderão vir a ser uma realidade a breve prazo no concelho.
Por essa razão realizou-se no dia 2 de fevereiro, no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho, uma ação de sensibilização sobre gabinetes com aquelas características.
Nessa ação participaram Melanie Tavares (coordenadora da mediação escolar do Instituto de Apoio à Criança), Manuel Augusto João, Sandra Martins (representantes do Agrupamento de Escolas "O Rouxinol"), Ana Cristina Martins e Filipa Correia (técnicas do espaço de serviço social da Escola de Serviços e Comércio do Oeste).
O principal objetivo dos gabinetes de apoio ao aluno e à família, que estão afetos ao referido instituto, é contribuir para o crescimento harmonioso e global da criança/jovem, promovendo um ambiente facilitador da sua integração escolar e social. Estes gabinetes existem como um projeto de prevenção primária que tem a finalidade de evitar situações de abandono e de absentismo escolar com consequente risco de trabalho infantil, de consumo de substâncias psicoativas, de comportamentos de risco e de violência escolar.
A criação de gabinetes de apoio ao aluno e à família no concelho é um dos projetos previstos no Plano de Desenvolvimento Social de Torres Vedras (referente ao biénio 2010/2011). Os restantes projetos estipulados por este documento podem ser consultados aqui.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico