Acções do Banco Local de Voluntariado

20.05.2008

Reflectir sobre o conceito de Voluntariado e as motivações que conduzem à acção voluntária foram alguns dos principais objectivos de um conjunto de acções que o Banco Local de Voluntariado levou a cabo, em parceria com a Escola Secundária com 3.º Ciclo de Henriques Nogueira, no âmbito do Projecto “Civitas”.

A primeira destas acções realizou-se no dia 31 de Janeiro, no Auditório Municipal, em que se abordou de forma genérica o Voluntariado, tendo nesta sessão participado a técnica responsável pelo Banco Local de Voluntariado e um técnico da “Caritas” que deu a conhecer o Observatório do Voluntariado da Diocese de Portalegre.

De 31 de Março a 4 de Abril dinamizou-se a “Semana da Educação para o Voluntariado”: neste primeiro dia teve lugar, também no Auditório Municipal, uma sessão denominada “Voluntariado e Motivações”, em que testemunharam três voluntárias; no dia 2 de Abril, alunos do referido estabelecimento de ensino, realizaram uma visita-guiada às instalações da Associação dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras; e naquele último dia decorreu uma outra sessão no Auditório Municipal, intitulada “Participação e Cidadania Global – Associativismo”, levada a cabo por elementos da Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas (APECI), do Espeleo Clube de Torres Vedras e do Académico de Torres Vedras.

Já no dia 13 de Maio, mais uma vez no Auditório Municipal, realizou-se uma Mesa de Debate subordinada ao tema “Voluntariado na Área da Saúde”, em que participou um elemento do Centro de Saúde de Mafra, um voluntário do Hospital de Torres Vedras e alunas da Escola Secundária com 3.º Ciclo de Henriques Nogueira.

A terminar este conjunto de acções, no dia 19 de Maio, neste estabelecimento de ensino, decorreu uma sessão em que se efectuou uma avaliação do trabalho de parceria desenvolvido no âmbito do Projecto “Civitas”.
Publicado: 22.04.2013 - 18:17 horas