Torres Vedras

Acessibilidade para peões foi melhorada em vários arruamentos da Cidade

09.12.2024

A Câmara Municipal de Torres Vedras promoveu, recentemente, intervenções de requalificação de arruamentos na Cidade, com o principal objetivo de melhorar a mobilidade e a acessibilidade para peões. Estas intervenções de melhoria do espaço urbano visam aumentar a segurança pedonal e promover a redução da velocidade dos veículos.

Na Rua Luís Augusto Albino foi realizada uma mudança estrutural, com a criação de uma zona de estacionamento e prolongamento da ciclovia existente. Ao nível das áreas pedonais, os trabalhos consistiram no alargamento e construção de passeios com pavimento acessível; criação de novas passadeiras de peões; aplicação de pavimento podotátil no acesso às passadeiras; bem como eliminação de barreiras à mobilidade (rebaixamento de lancis em zonas de atravessamento pedonal e remoção de obstáculos existentes no corredor pedonal).

A intervenção nas ruas São Gonçalo de Lagos e Raimundo Porta deu continuidade à requalificação realizada na Rua Luís Augusto Albino. Nestas ruas foi executada a reformulação e ajuste dos passeios em termos de alinhamento com o estacionamento, melhorando a visibilidade do peão e aumentando a segurança no atravessamento; a criação de novas passadeiras de peões; a aplicação de pavimento podotátil no acesso às passadeiras de peões; e a eliminação de barreiras à mobilidade.

Na Rua Henriques Nogueira, a passadeira de peões entre a Escola Secundária Henriques Nogueira e a Escola Básica de Torres Vedras tem um elevado fluxo de peões e, por isso, foi alvo de uma intervenção, que consistiu no avanço do passeio para o mesmo alinhamento do estacionamento; no estreitamento da via, visando a redução de velocidade dos veículos; e na aplicação de pavimento podotátil no acesso à passadeira de peões, de modo a alertar os utilizadores cegos e com baixa visão para a existência do atravessamento.

Publicado: 09.12.2024 - 11:30 horas
voltar ao topo ↑