Actividades desportivas dão a conhecer as Linhas de Torres Vedras

23.03.2010

Actividades desportivas do programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo Município têm proporcionado o conhecimento de locais integrantes deste sistema de fortificações.

Uma dessas actividades foi o segundo passeio da iniciativa Linhas de Torres Vedras de BTT que se realizou no dia 14 de Março. Este passeio, organizado pelo Município em parceria com a Bicigal (à semelhança de todas as acções daquela iniciativa), teve como ponto de partida e de chegada o largo da sede da Junta da Freguesia da Ventosa, e levou os seus 57 participantes a passar perto dos redutos do Grilo e da Alquiteira e das baterias do Outeiro da Prata, da Carrasqueira, da Milharosa, do Outeiro da França, do Pombal, da Bordinheira, do Outeiro do Monte, do Mogo, do Bonabal e da Galpeira, bem como de duas da Ponte do Rol.

Outra daquelas actividades foi o segundo passeio pedestre da iniciativa Linhas de Torres Vedras a Pé que decorreu no dia 21 de Fevereiro. Este passeio, que se iniciou e terminou no Largo da Juventude, na Cadriceira, possibilitou aos seus 33 participantes conhecer os fortes da Archeira e da Feiteira e uma estrada militar.

Também integrado naquele programa e no âmbito desportivo, realizou-se no dia 20 de Março o V Raid Hípico das Linhas de Torres Vedras - uma prova organizada pelo CARE (Cavaleiros Associados pela Resistência Equestre) e Quinta do Vale do Corvo que contou com a parceria do Município e a presença do herdeiro do ducado de Wellington. Este raid desenrolou-se na zona central do referido sistema de fortificações, em alguns percursos outrora utilizados por Arthur Wellesley (1.º Duque de Wellington) e o seu estado-maior, tendo-se iniciado na Quinta do Calvel (perto de Catefica) e atravessado outros locais do concelho como a serra da Archeira, a Caixaria e o Furadouro.

Publicado: 22.04.2013 - 18:25 horas