Actividades do Serviço Pedagógico da Água continuam a sensibilizar a comunidade para questões ambientais
01.09.2010
Cerca de 940 crianças e jovens (do ensino pré-escolar e dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário) estiveram envolvidos nas acções de sensibilização desenvolvidas pelo Serviço Pedagógico da Água durante o findo ano lectivo.
Essas acções decorreram em estabelecimentos de ensino e tiveram como objectivo sensibilizar os seus destinatários para diversos aspectos relacionados com a temática da água, como a preservação dos recursos hídricos, a racionalização do consumo dos mesmos e a problemática da poluição.
Aquele serviço pedagógico, afecto aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), dinamizou também durante o ano lectivo 2009/10 concursos inter-escolas. Nesse âmbito refira-se um concurso destinado a crianças do ensino pré-escolar – intitulado Ilustra a Água na Natureza – que teve como vencedor um trabalho elaborado no Jardim-de-Infância n.º 1 dos Campelos; e um outro concurso, dirigido a crianças do 1.º ciclo do ensino básico - denominado Escreve a história “Água numa viagem sem fim” –, cujo prémio foi atribuído a um trabalho realizado na Escola Básica do 1.º Ciclo da Azenha Velha.
O Serviço Pedagógico da Água tem ainda estado a promover um outro concurso, mas destinado a consumidores de água da rede gerida pelos SMAS, designado Escreve uma frase sobre o tema “Eu bebo água da torneira”. Esta iniciativa já teve como vencedores Luís Bogalho (em Janeiro), Micaela Carvalho (em Fevereiro), Maria Luzia Neto (em Março, Maio, Junho e Agosto), Daniela Coelho (em Abril) e Maria Lourdes Gomes (em Julho), a quem foram atribuídas publicações relacionadas com o concelho. De referir que as frases vencedoras deste concurso têm sido impressas nas facturas da água emitidas pelos SMAS.
Mais informações sobre as actividades daquele serviço pedagógico podem ser obtidas por meio do endereço electrónico: http://aventurasdosalpico.blogspot.com.