Aluno torriense nas Olimpíadas Internacionais da Geografia

04.10.2023

Aluno torriense nas Olimpíadas Internacionais da Geografia

O aluno do Externato de Penafirme, Konstantin Esik, participou nas Olimpíadas Internacionais da Geografia (iGeo) que se realizaram em Bandung, Indonésia, de 8 a 14 de agosto. Este evento anual pretende contribuir para o reconhecimento social da geografia e promover o seu estudo.

As Olimpíadas Internacionais reúnem os melhores alunos do mundo a geografia, com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos. Durante a semana em que decorre a competição, todos os participantes são submetidos a várias provas, como um teste escrito, um teste multimédia, um teste prático e a exposição de um poster sobre o seu país. Konstantin refere o caráter interdisciplinar das provas, que combinam várias áreas de estudo como a geografia, economia ou sociologia.

Para o aluno, um dos aspetos mais enriquecedores da experiência foi o contacto com as pessoas e as suas culturas. “Este contacto intercultural possibilitou a expansão do meu conhecimento e também a criação de tantas memórias, que, sem dúvida, guardarei para o resto da minha vida”.

A comitiva portuguesa fez-se com a participação do aluno torriense; de Ana Beatriz Pereira da Terceira, da ilha Terceira nos Açores; e João Santana, de Olhão.

Os alunos contaram com o apoio da Direção Geral da Educação; do Governo Regional dos Açores; da Câmara Municipal de Torres Vedras; da Câmara Municipal de Olhão e de algumas empresas.

Em Portugal as Olimpíadas da Geografia são uma iniciativa da Associação Portuguesa de Geógrafos (APG) e da Associação Portuguesa de Professores de Geografia (APROFGEO). As Olimpíadas Internacionais da Geografia são organizadas pela União Internacional de Geografia.

Publicado: 04.10.2023 - 12:28 horas