Alunos apresentam novas propostas para Torres Vedras no âmbito do Jogo do Município
07.06.2024
Foram apresentadas as propostas dos alunos torrienses que participaram no Jogo do Município durante o ano letivo 2023/2024. Participaram no projeto 14 turmas do 5º ao 8º ano de três escolas do Concelho: Escola Básica Gaspar Campello, Externato de Penafirme e Escola Internacional de Torres Vedras.
O Jogo do Município promove a cidadania ativa dos jovens e o diálogo com quem toma decisões políticas. Os alunos são convidados a analisar de forma critica o território, identificando problemas e criando propostas ou recomendações para solucionar os mesmos. No final, as propostas são apresentadas a decisores políticos, neste caso, à vereadora da Juventude, Ana Umbelino. Considerando todas as propostas, a Câmara Municipal compromete-se a informar os serviços ou entidades responsáveis sobre aquelas que possam ser desenvolvidas.
As propostas apresentadas pelos alunos da EB Gaspar Campello, na assembleia de 24 de maio, incluíram a criação de uma rede pública de creches municipais; a construção de ecopontos para plásticos de estufas; a melhoria do espaço de recreio das Malhadinhas ou construção de espaço verde nos Campelos; e a criação de um folheto cultural da União de Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça.
As propostas apresentadas pelos alunos do Externato de Penafirme no dia 28 de maio relacionaram-se com: combate ao bullying; ações contra a discriminação na deficiência; sensibilização para a desigualdade laboral na comunidade migrante; sensibilização para o problema da violência doméstica; combate ao desperdício alimentar; promover a segurança rodoviária em veículos de duas rodas; combater os maus-tratos e abandono de animais; e medidas para ajustar a quantidade de comida servida na cantina da escola.
Já as propostas apresentadas pelos alunos da Escola Internacional de Torres Vedras (EITV) no dia 29 de maio envolveram uma campanha de recolha de donativos para a APA e uma intervenção na estrada de acesso à EITV de forma a promover a segurança rodoviária.
O Jogo do Município é realizado com o apoio da MyPolis e serve-se de dois dos seus instrumentos didáticos: a Mansão Civitas, uma escape room digital sobre literacia democrática, e os Agentes de Cidadania, um kit de desafios que dinamiza sessões participativas nas salas de aula.