Alunos da Escola Básica 2,3 de Campelos tomaram contacto com serviços municipais

23.10.2023

Foto de grupo

A turma 9.º BC da Escola Básica 2,3 de Campelos realizou no passado dia 18 de outubro uma visita a equipamentos do Município.

Essa visita, que teve início no período da manhã, começou pela participação na atividade “Nós Somos Repórteres de Cidadania”, a qual é promovida pela Câmara Municipal, tendo nesse âmbito os alunos sido acolhidos pela vereadora da Cidadania e Participação, Ana Umbelino, no átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal, onde visitaram a instalação artística A corda da artista Marian van der Zwaan. De seguida passaram por espaços de vários serviços do Município (Proteção Civil, Área de Regeneração Urbana e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento), ficando a conhecer o trabalho desenvolvido pelos mesmos, não apenas por meio de explicações dos seus técnicos, mas também mediante questões colocadas. Posteriormente, teve lugar um momento em que a vereadora Ana Umbelino inteirou os jovens participantes na atividade do funcionamento do poder executivo do Município e os consciencializou sobre a importância da participação dos cidadãos na política local. Refira-se que a atividade “Nós Somos Repórteres de Cidadania” tem como objetivo instigar os participantes a serem mais ativos na vida política local, sendo para tal lhes dada a oportunidade de estabelecer conexões mais concretas com o poder público local e de compreender a importância da participação na área da Cidadania.

Já no período da tarde do dia 18 de outubro os alunos da turma 9.º BC da Escola Básica 2,3 de Campelos deslocaram-se ao Espaço Primavera - Centro Municipal da Juventude, onde participaram numa sessão proporcionada no âmbito da iniciativa “Roteiros Pedagógicos”, a qual está enquadrada no Jogo do Município, um projeto dinamizado pela Área da Juventude da Câmara Municipal. De referir que no âmbito do Jogo do Município os alunos participantes exploram conteúdos de Cidadania através da plataforma digital MyPolis, sendo convidados a refletir e desenhar propostas para melhorar a sua comunidade e respetivo território, as quais são apresentadas a decisores políticos numa Assembleia Final. Naquela sessão os alunos assistiram a duas apresentações relacionadas com temáticas de algumas das propostas que formularam no contexto do Jogo do Município: bem-estar animal e habitação. Numa dessas apresentações tiveram a oportunidade de conhecer a atividade do veterinário municipal, ficando a par, por exemplo, do trabalho que é realizado no Centro de Recolha Oficial Animal do Município e de algumas ações que o Município leva a cabo, como ações de sensibilização na área do bem-estar animal, de recolha de animais feridos ou em condições indignas e de resposta a pragas como a vespa asiática. Na outra apresentação tomaram contacto com trabalho do Município na área da Habitação, nomeadamente com as respostas do mesmo ao nível da habitação social, do apoio ao arrendamento e da reparação de habitações degradadas.

Última atualização: 26.10.2023 - 10:54 horas