Alunos das AEC’s de música e percussão apresentaram “Notas Soltas”
28.05.2019
Notas Soltas ecoaram no Teatro-Cine no dia 25 de maio.
Tratou-se de um espetáculo apresentado em duas sessões por alunos do 1.º ciclo do ensino básico de 37 turmas de 26 escolas da rede pública do Concelho, o qual foi preparado no âmbito das atividades de enriquecimento curricular (AEC) de ensino da música e da percussão, em parceria com a Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues.
Cerca de 800 pessoas assistiram a este espetáculo que se constituiu como uma apresentação final das aulas daquela AEC municipal, o qual envolveu um coro de 120 cantores que interagiram com um grupo de 16 alunos de percussão, acompanhados por uma orquestra composta por 12 alunos da referida escola de música e por alguns dos seus professores.
Notas Soltas foi composto por uma sequência de 10 canções infantis da autoria de três compositores portugueses de gerações distintas: Carlos Gonçalves, Sérgio de Azevedo e Carlos Garcia. Os temas interpretados permitiram ao ouvinte o contacto com diferentes abordagens harmónicas, tendo alguns dos respetivos textos sido escritos por grandes poetas portugueses como Fernando Pessoa e Eugénio de Andrade.
A direção musical do concerto esteve a cargo do maestro João Carlos Perdigão.