Apresentado o livro sobre a resistência antifascista em Torres Vedras

21.06.2024

livro

A sessão de lançamento do livro “A resistência antifascista no concelho de Torres Vedras” decorreu no dia 15 de junho no auditório do Edifício Paços do Concelho, no âmbito das “Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril”. Nessa ocasião foi também feita uma apresentação pelo autor Luís Farinha sobre o que se fala quando falamos em Estado Novo.

Promovida pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) – núcleo de Torres Vedras, a sessão foi aberta pelo seu representante Francisco Corvelo, que fez uma apresentação desta entidade que teve início em 1976, mas que ainda intervém, através dos seus núcleos locais e regionais, para a promoção dos ideais democráticos e antifascistas.

A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, referiu a importante ação da URAP para a continuação da educação para o que foi a Ditadura, sendo essencial que esse trabalho seja feito nas escolas, mas também no dia a dia, através do exemplo de cada cidadão.

Na sua intervenção, Francisco Corvelo referiu que o livro de Luís Farinha é uma obra essencialmente documental, um memorial de todos os que foram presos pela Polícia de Intervenção e de Defesa do Estado (PIDE) “e que sofreram nas prisões o seu apego aos valores da liberdade e democracia”.

Seguiu-se um momento expositivo, em que Luís Farinha falou sobre o Estado Novo, reconhecendo que o processo de libertação que se iniciou em 1974 não está completamente concluído e que falar da ditadura não é uma coisa arcaica. O autor salientou a importância de se continuar a falar sobre estes temas, porque “só se combate o que se conhece”.

A sessão foi encerrada após um momento de debate com elementos do público sobre o tema.

O livro “A resistência antifascista no concelho de Torres Vedras” pode ser adquirido na Livraria União.

Última atualização: 21.06.2024 - 16:10 horas